História da Anatomia Através da Dissecação do Corpo Humano

História da Anatomia Através da Dissecação do Corpo Humano

ISBN: 9788546213894 AUTOR: Juarez E Silva Chagas

A história de qualquer ciência remonta suas origens, dificuldades, insucessos, sucessos e evolução em sua trajetória e desenvolvimento. A história da Anatomia não é diferente e, mais ainda, por ser o pilar do conhecimento básico da medicina e demais ár...

R$ 45,90 R$ 34,42
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A história de qualquer ciência remonta suas origens, dificuldades, insucessos, sucessos e evolução em sua trajetória e desenvolvimento. A história da Anatomia não é diferente e, mais ainda, por ser o pilar do conhecimento básico da medicina e demais áreas da saúde, mantendo inclusive sua missão de mostrar ao mundo científico beleza, mistério e eficiência funcional e evolutiva do corpo humano. Até que o mundo validasse a anatomia e a necessidade de sua institucionalização, tivemos desbravadores anônimos, anatomistas pioneiros, porém ocultos, gênios do estudo da máquina humana, tais como Alcmeão, Erasístrato, Da Vinci e tantos outros, até que finalmente, surgiu o mais ousado e empenhado de todos em divulgar e apresentar o verdadeiro método de estudo do corpo humano, a dissecação, Andreas Vesalius e sua obra De Humani Corporis Fabrica! Entretanto, havia outro personagem anônimo, que perdura até hoje, sem o qual a anatomia e a medicina, não existiriam, o Cadáver Desconhecido, através do qual, foi institucionalizado e padronizado o estudo da anatomia, através dos séculos. É sobre essa saga da história da Anatomia, através de seu método de dissecação do corpo humano, que este trabalho foi realizado. Como diria Vesalius, é a mais perfeita máquina da humanidade até hoje criada, talvez por não ter sido pelo homem, entretanto, por outro lado, nunca havia sido estudada com tanta consciência, perícia e certeza, como nos dias de hoje.


Número de Páginas

200


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Medicina


Capítulo 1. Primórdios da Anatomia e dissecação do Corpo Humano; Capítulo 2. O Desbravador da Anatomia Moderna; Capítulo 3. Posição Anatômica; Capítulo 4. Exumadores Noturnos; Capítulo 5. Seguidores de Vesalius; Capítulo 6. O Cadáver Possibilita a Medicina; Capítulo 7. Anfiteatros ou Teatros Anatômicos; Capítulo 8. O Estudo do Cadáver e a Anatomia no Brasil; Capítulo 9. Utilização de Cadáveres nas Instituições de Ensino Superior; Capítulo 10. A Dissecação e o fast-food pedagógico; Capítulo 11. Sistemática de Aquisição de Corpos para o Ensino de Anatomia no Brasil; Capítulo 12. O Cadáver e a Arte; Capítulo 13. Cadáver e Morte; Capítulo 14. Respeito e Homenagens ao Cadáver; Capítulo 15. Considerações finais sobre o futuro da Anatomia.