Fundamentos de Educação (Vol.6)

Fundamentos de Educação (Vol.6)

Recortes e Discussões (Vol. 6)

ISBN: 9788546209910 AUTOR: Sílvio César Moral Marques

Em 1845 a¬rmou Jules Michelet no texto O Povo: “Um sistema de legislação é sempre impotente se, paralelamente, não se criar um sistema de educação”. A América Latina, desta perspectiva, emerge historicamente no exame de políticas e teorias que primaram...

R$ 49,90 R$ 12,47
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Em 1845 a¬rmou Jules Michelet no texto O Povo: “Um sistema de legislação é sempre impotente se, paralelamente, não se criar um sistema de educação”. A América Latina, desta perspectiva, emerge historicamente no exame de políticas e teorias que primaram pela busca da associação entre estatuto legal e formação dos indivíduos, visando construir o necessário para dar concretude ao ideal pedagógico de autonomia e liberdade; ou que por vezes se mostraram contraditórias no enfrentamento entre educar para a cidadania e o comunitário e as demandas do capital internacional. Inseridos no arco temporal que contempla pensamento e políticas pedagógicas desde o século XIX ao XXI encontram-se os debates e trajetórias explorados pelos autores no VI volume da série Fundamentos da Educação: Recortes e Discussões.


Número de Páginas

320


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


I. América Latina: Influências Políticas e Pedagógicas; Capítulo 1: reformas educacionais da América Latina, anos 1990: países de tradição hispânica; Capítulo 2: diretrizes de organismos internacionais para investimentos em educação na América Latina; Capítulo 3: Rudolf Steiner e a Pedagogia Waldorf na América Latina; Capítulo 4: influência do Método Montessori em escolas latino-americanas; Capítulo 5: educação popular latinoamericana e teologia da libertação: presença de Dussel e Freire na formação social das juventudes católicas no Brasil; II. Pensamento Educacional e Político-Filosófico Latino-Americano; Capítulo 6: Enrique Dussel e a teologia da libertação: aspectos educacionais e filosóficos; Capítulo 7: o pensamento pedagógico de Sarmiento: civilização, instrução e educação; Capítulo 8: o pensamento pedagógico de Maria Teresa Nidelcoff: uma leitura contemporânea; Capítulo 9: Juan Carlos Tedesco: educação para uma sociedade latino-americana mais justa; Capítulo 10: Antonio Faundez e a alfabetização de adultos na África e América Latina; Capítulo 11: pensamento pedagógico de José Martí; Capítulo 12: a pedagogia humanista de Rafael Ramirez Castañeda: artífice fundamental da escola rural; Capítulo 13: aportes de Ramón Indalecio Cardozo; Capítulo 14: José Pedro Varela: “pai da escola pública” ou o “sarmiento uruguaio”.