Formação Inicial de Professores

Formação Inicial de Professores

Práticas Pedagógicas, Inclusão Educacional e Diversidade

AUTOR: Cirlei Evangelista Silva Souza

Um dos desafios que persistem e instigam as reflexões de pesquisadores, professores e formadores de professores é o da prática educativa, o saber-fazer docente: uma prática pedagógica, que não dissocia o saber e o fazer, mas que sendo intencionada e cr...

Mais Informações

Sinopse

Um dos desafios que persistem e instigam as reflexões de pesquisadores, professores e formadores de professores é o da prática educativa, o saber-fazer docente: uma prática pedagógica, que não dissocia o saber e o fazer, mas que sendo intencionada e crítica lança o professor em ações para a transformação da realidade. Dentro dessa perspectiva, a prática pedagógica é práxis, visto que promove e guia a transformação da vida em sociedade, pois se alimenta de uma visão concreta do mundo e de uma compreensão coletiva da realidade. A prática pedagógica assim concebida é essencial nos ambientes educativos e, por isso, desempenha papel central e proeminente nos processos de formação dos professores. A coletânea de textos apresentada nos instiga a aprofundar reflexões sobre perguntas como: Qual o sentido da formação inicial? Quais princípios formativos devem ser assegurados? Quais os principais desafios na formação de licenciandos? Essas e outras indagações poderão contribuir para a valorização do ensino e da docência nos cursos de licenciatura, assim como na formação contínua de professores/as da escola básica.







1. A prática educativa no cenário atual: novos velhos problemas.
2. Políticas públicas e formação de professores: uma experiência institucional com o programa prodocência Capes.
3. Práticas educacionais para inclusão e diversidade: enfoque sobre as licenciaturas.
4. Instituições educacionais e sua responsabilidade na acolhida do aluno com deficiência: rede de apoio na constituição do processo escolar inclusivo.
5. A inclusão do aluno com síndrome de down no ensino superior: limites e possibilidades.
6. Instrumentalização dos futuros professores/licenciandos da Ufu: a surdez e a formação docente no ensino de química.
7. A linguagem LaTeX como estratégia didática para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de física, por meio do computador.
8. TIC na formação de professores e suas implicações para a sala de aula.
9. A formação docente e a questão da diferença na escola: ações para a promoção da inclusão.
10. Interculturalidade como projeto na formação de professores em artes visuais.
11. Práticas pedagógicas para diversidade étnico-cultural: narrativas docentes.
12. Delicadeza: fragmentos de conversas (históricas) com Noemia Varela.
13. À maneira de um memorial: 30 anos de “prática” em minha formação docente.