Esta obra examina a evolução cinematográfica, focando em suas origens, desenvolvimento e tendências, e argumenta como as técnicas refletem as formas de sentir, pensar e agir na sociedade. Descubra ainda sobre o impacto da tecnologia nessa indústria e c...
Sinopse
Esta obra examina a evolução cinematográfica, focando em suas origens, desenvolvimento e tendências, e argumenta como as técnicas refletem as formas de sentir, pensar e agir na sociedade. Descubra ainda sobre o impacto da tecnologia nessa indústria e como se dá a experiência estética no espectador.
Número de Páginas
404
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Artes e Fotografia
Capítulo 1
Estética sui generis do cinematográfico
Capítulo 2
Os estudos de gêneros cinematográficos e a experiência estética
Capítulo 3.
Fatos reais entre a ficção e o documentário
Capítulo 4.
Psicose: a primeira facada no gênero cinematográfico clássico
Capítulo 5.
O olhar e a penumbra na construção estética do suspense
Capítulo 6.
Maternidades, incertezas e transgeracionalidade
Capítulo 7.
Memórias afetivas de Kenneth Branagh em Belfast
Capítulo 8.
La realtà, non mi piace più – O real da mão de Deus em uma autoficção de Paolo Sorrentino
Capítulo 9.
Hong Sang-soo e a reflexão acerca do romance contemporâneo
Capítulo 10.
Amor, sublime amor – Experiência do sublime no musical
Capítulo 11.
Musical onomatopeico – O espetáculo da crueldade em Tick, Tick... BOOM!
Capítulo 12.
O ataque dos cães: masculinidade tóxica, identidade sexual e semiótica na obra-prima de Jane Campion
Capítulo 13.
O Homem sem Gravidade e o voo para a alienação
Capítulo 14.
Filmes policiais: do crime sensual a sua destruição
Capítulo 15.
O percurso (trans)geracional do gênero animação: um estudo de caso sobre o filme Homem-Aranha: No Aranhaverso
Capítulo 16.
O retorno dos deuses à Sétima Arte: apogeu do gênero de super-heróis
Capítulo 17.
Meu apocalipse favorito
Capítulo 18.
A lenda do Cavaleiro Verde e a desconstrução do heroísmo hollywoodiano
Capítulo 19.
Uma saga audiovisual e distópica da ficção científica em Duna, de Denis Villeneuve
Capítulo 20.
O gênero da comédia e a atualidade da crítica social: de Aristófanes a Woody Allen
Capítulo 21.
Estética fractal do gênero de terror em O farol, de Robert Eggers
Capítulo 22.
Textura tecnocrata, mecânica e orgânica do Gênero Bélico
Considerações finais
Notações cinematográficas para uma experiência estética dos gêneros
Aguinaldo Pettinati
Francisco Barbuto
Caio Alves
Duilio Lanzoni
Francisco Etruri Parente
Franthiesco Ballerini
Guilherme Giroto de Souza
Lucia Santaella
Lucas Giesteira Unger
Lucilla da Silveira Leite Pimentel
Marcelo dos Santos Matos
Mariana Romeu
Paulo Sabino
Rafaela Englert
Rafael Augusto Bagnara
Rafael Tosi
Tânia Andrade Moraes e Silva