Experiência estética do humano no cinema

Experiência estética do humano no cinema

ISBN: 9786558402374 AUTOR: Juan Drogett (org.)

Esta coletânea é uma proposta imersiva que enfatiza o ponto de vista emotivo na narrativa dos filmes, deixando em evidência o caráter ambivalente da condição humana. Na dialética dos gêneros originários do cinema, o imaginário adquire a capacidade de p...

R$ 65,90 R$ 27,67
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta coletânea é uma proposta imersiva que enfatiza o ponto de vista emotivo na narrativa dos filmes, deixando em evidência o caráter ambivalente da condição humana. Na dialética dos gêneros originários do cinema, o imaginário adquire a capacidade de projetar os mais íntimos e transcendentes desejos da alma. Essencialmente moderno e relativamente contemporâneo, o cinema é feito das fantasias dos seus criadores, roteiristas e realizadores, que projetam na tela o “espírito do tempo”, impulsionando o espectador para uma viagem sem fronteiras. O convite é se entregar à fruidez de uma experiência intensa e vibrante na atualização da sétima das Belas Artes.


Número de Páginas

484


Formato

14x21



Área

Comunicação


Introdução. Experiência de imersão estética no imaginário da “Fábrica de Sonhos” 

Perspectiva estética do humano no cinema 

Experiência estética – aquém e além dos sentidos 

As interfaces humano/máquina no imaginário cinematográfico

Todo homem culto é um cinéfilo 

Um cavalo de deus para a consciência estética do pós-humano

A violência no cinema 

Estética da razão animal. Truman e os quatro latidos da alma

Homem Irracional: a performatividade de um protagonista antissedutor 

Considerações teóricas a respeito das condições de “abertura crítica” nos trailers

Relatos Selvagens – o universo admirável do Phaneron 

Estética da culpa feminina escrita nas nuances do vermelho 

Amor - nem tão necessário na ficção nem menos contingente no romance 

Ninfomaníaca – um feminino além dos gêneros 

O jogo retórico da economia como estética cinematográfica em The Big Short 

Moonlight – somente um pretexto 

Narrativas do morrer no viver em Ma Ma 

La La Land - dançando estações de um amor líquido 

Experiência estética e conceitos-imagem no filme Lion: algumas aproximações estético-filosóficas 

A concha que o espírito habita: visões do maquínico-homem de Rupert Sanders

Entre o bem e o mal de oito condenados – a estética em branco e preto de Tarantino 

Um café para falar do amor judaico e do interesse de Woody Allen em não querer pagar a conta 

O real é invisível em Dunkirk de Christopher Nolan

A experiência estética da fé em Até o Último Homem

Alice e a estética visual na narrativa do espelho de Tim Burton 

Uma epopeia do amor humano na ficção científica do filme Interestelar 

Considerações finais 

Sobre os Autores

Adriano Miranda Vasconcelos de Jesus

Aguinaldo Pettinati

Ana Maria Fonseca Zampieri

Beatriz Renata Wild

Caio Menezes Graça D’Carvalho

Carlos Eduardo Caldo Giglioli

Duilio Maximiano Lanzoni

Elisangela Miras

Filipe Silva Perez

Francisco Barbuto Junior

Giselle Gubernikof

Leda Tenório da Motta

Lúcia Santaella

Lucilla da Silveira Leite Pimentel

Marcelo Matos

Maria Victoria Segovia Fernández

Paulo Ricardo Giglioli

Rafael Iwamoto Tosi

Renata Tarrio

Ricardo Fortunato

Roberto Carlos Oliveira

Sandra Souza

Tania A. Moraes e Silva

Relacionados

Allende

Allende

R$ 44,66
Comprar
A Hollywood da Boa Vizinhança

A Hollywood da Boa Vizinhança

R$ 27,25
Comprar
Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica

Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica

R$ 64,71
Comprar