Êxito Escolar e Ascensao Social de Pessoas de Origem Popular

home / Êxito Escolar e Ascensao Social de Pessoas de Origem Popular

10%
Êxito Escolar e Ascensao Social de Pessoas de Origem Popular

Narrativas, Estudos de Caso e Aportes Teorico-Metodologicos

9788546216277
Constantin Xypas

O objetivo deste livro e compreender as condicões que permitiram a filhos e filhas de pescadores, vaqueiros, pedreiros, faxineiras etc., se tornarem engenheiros, medicos, juizes entre outras profissões intelectuais. Ora, para estudar as trajetorias des...

Mais informações

R$ 47,90

R$ 43,11

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    O objetivo deste livro e compreender as condicões que permitiram a filhos e filhas de pescadores, vaqueiros, pedreiros, faxineiras etc., se tornarem engenheiros, medicos, juizes entre outras profissões intelectuais. Ora, para estudar as trajetorias desses sujeitos que, em busca da excelencia nos estudos e da ascensao social, enfrentam desafios e lutam corajosamente apesar das humilhacões sofridas, nenhuma teoria sociologica e capaz de explicar tudo, logo recorremos aos saberes da psicologia, psicossociologia e filosofia social. O livro se compõe de tres partes. A primeira apresenta narrativas de ascensao social “improvaveis”: de uma menina negra que se tornou doutora em Linguistica e pro-reitora; de um menino indigena da Amazonia que conseguiu doutorado em Engenharia; da filha de magarefe que se tornou mestra em Letras; de uma menina que se tornou doutora em Enfermagem. As narrativas tem em comum a origem popular e a vontade de mudar seu destino por meio dos estudos. A segunda parte apresenta pesquisas sobre praticas educativas de familias que produzem exito. A terceira parte, teoriza a responsabilidade do aluno no seu exito, a partir de conceitos de Bourdieu illusio, ethos, jogo.

    Sumário:

    1. De aluna regular a professora doutora em enfermagem; 2. A trajetoria de uma menina negra e de origem popular ate se tornar professora universitaria; 3. Da floresta amazonica a universidade federal do semiarido: a trajetoria de um menino indigena que alcancou o doutorado em engenharia; 4. A relacao com o saber de uma professora universitaria criada na roca; 5. A filha de um magarefe que se tornou professora e mestra em Letras; 6. Sucesso escolar e investimento pedagogico domestico de familias populares; 7. Praticas familiares e desempenho escolar de estudantes com baixo nivel socioeconomico; 8. Disposicões mobilizadoras e disposicões temporais. A longevidade escolar de filhos de agricultores; 9. Illusio, jogo e exito escolar de alunos de origem popular: relendo Pierre Bourdieu; 10. A illusio dos pais como fator de exito dos filhos; 11. A revanche escolar e a luta pelo reconhecimento de alunas do Projovem Campo – Saberes da Terra; 12. Quando o canto coral intercede pelo exito escolar como grupo de referencia.

    Numero de paginas:

    256

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Educação