Etnomatemática e Práticas Docentes Indígenas

Etnomatemática e Práticas Docentes Indígenas

ISBN: 9788546213269 AUTOR: José Roberto Linhares De Mattos

Neste livro são abordados aspectos da cultura e da educação escolar indígena de algumas etnias brasileiras, na visão de alguns pesquisadores, professores indígenas, lideranças e membros de comunidades indígenas. São apresentados resultados de investiga...

R$ 44,90 R$ 40,41
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Neste livro são abordados aspectos da cultura e da educação escolar indígena de algumas etnias brasileiras, na visão de alguns pesquisadores, professores indígenas, lideranças e membros de comunidades indígenas. São apresentados resultados de investigações realizadas com a etnia Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari no estado do Amapá; com o povo Rikbaktsa no estado de Mato Grosso; com os Guarani e Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul; com a etnia Mebêngôkre ou Kaiapó, do sudeste do Pará; com povos indígenas do Oiapoque; com os Sateré-Mawé do Rio Marau, município de Maués, estado do Amazonas; e com os Paiter Suruí de Rondônia. O foco é a relação da educação indígena com a educação escolar indígena. Nessa direção, o livro traz aspectos que envolvem educação e cultura indígena, em uma ressignificação de saberes escolarizados, defesa de direitos, valorização e preservação de identidades, consciência ambiental e sustentabilidade. São abordados elementos importantes na educação escolar indígena, como bilinguismo, ensino e aprendizagem por meio de temas geradores, preservação da cultura e da biodiversidade local, formação de professores indígenas, práticas docentes e etnomatemática.


Número de Páginas

220


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Matemática e cultura em ação na educação escolar indígena; 2. A matemática Rikbaktsa para o povo Rikbaktsa: um olhar da etnomatemática na educação escolar indígena; 3. A educação escolar indígena e formação de professores Guarani e Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul; 4. O bilinguismo na educação escolar indígena Mebêngôkre; 5. Princípios pedagógicos da educação indígena e da educação escolar indígena; 6. A cultura matemática Sateré-Mawé: observaçõesa partir da prática docente na escola Mypynugkuri; 7. Preservação ambiental e cultural na educação escolar indígena.