Etnomatemática

Etnomatemática

ISBN: 9788546211753 AUTOR: Maria Cecilia Fantinato; Adriano Vargas Freitas (orgs.)

A relevância do presente livro justifica-se pela escassez de trabalhos que abordam a produção acadêmica na área da Etnomatemática, que vem sofrendo transformações ao longo dos anos no Brasil. Os eventos científicos em Etnomatemática, dentre eles, o Enc...

R$ 46,90 R$ 42,21
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A relevância do presente livro justifica-se pela escassez de trabalhos que abordam a produção acadêmica na área da Etnomatemática, que vem sofrendo transformações ao longo dos anos no Brasil. Os eventos científicos em Etnomatemática, dentre eles, o Encontro de Etnomatemática do Rio de Janeiro (Etnomat-RJ), organizado pelo Grupo de Etnomatemática da UFF (Getuff), têm contribuído tanto para a área se pensar enquanto tal, quanto para seuprocesso de consolidação. Uma investigação do tipo estado da arte, como a que apresentamos neste livro, pode contribuir para aprofundar a compreensão sobre as tendências em Etnomatemática, assim como para identificar novas perspectivas, menos recorrentes, porém significativas. Desde o pensar as categorias dos eixos temáticos, até a capacidade de síntese e a dialogicidade necessárias para alcançar o objetivo geral, a prática de trabalho colaborativo permitiu aos componentes do Getuff instituírem-se sujeitos na elaboração das análises iniciais e como autores dos capítulos deste livro. Esperamos que este estudo bibliográfico possa contribuir para uma melhor compreensão dos movimentos da pesquisa em Etnomatemática, suas concepções, dinâmicas e desafios.


Número de Páginas

232


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Como foi gerado o nome etnomatemática ou alustapasivistykselitys; 2. Maria do Carmo Santos Domite: uma vida em movimento pela etnomatemática; 3. Apresentando o Etnomat-RJ; 4. A base teórica etnomatemática das pesquisas no Etnomat-RJ; 5. Aspectos metodológicos das pesquisas em etnomatemática: um olhar sobre os trabalhos do Etnomat-RJ; 6. Etnomatemática e suas relações com a educação: um panorama das pesquisas dos anais do Etnomat-RJ; 7. Panorama da EJA na atualidade: um recorte sob a perspectiva de trabalhos do Etnomat-RJ; 8. Olhares sobre diversidades, resistências e práticas laborais: o que revelam os artigos do Etnomat-RJ; 9. Concepções, dinâmicas e desafios da etnomatemática.