Este livro visa capacitar professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado. Com foco em alunos surdos oralizados, o principal objetivo é aprimorar competências teóricas e práticas, garantindo um atendimento equitativo, estimulador e de qu...
Sinopse
Este livro visa capacitar professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado. Com foco em alunos surdos oralizados, o principal objetivo é aprimorar competências teóricas e práticas, garantindo um atendimento equitativo, estimulador e de qualidade.
Número de Páginas
280
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Eliamar Godoi
UNIDADE I – POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E OS SURDOS ORALIZADOS: CONCEITOS, CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS MARCOS LEGAIS DO AEE E DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Lúrian Kézia Leite Guimarães
Letícia de Sousa Leite
Eliamar Godoi
UNIDADE II – PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO, IDENTIDADES SURDAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL: QUEM É O ALUNO SURDO ORALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, ASPECTOS TEÓRICOS, ADEQUAÇÕES CURRICULARES, CAPACIDADES, AEE, TALENTOS E OS DOMÍNIOS DOS ESTUDANTES
Waldemar dos Santos Cardoso Junior
Raquel Bernardes
Eliamar Godoi
UNIDADE III – A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA SURDA ORALIZADA: MATERIAL DIDÁTICO, ATUAÇÃO, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PROPOSITIVAS, PLANOS DE ATENDIMENTO (PAEE, PDEI, PIPE, PPE, PEI, PAI E PDI) E PRÁTICAS INCLUSIVAS (ESTUDOS DE CASOS À LUZ DE TEORIAS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DA BNCC
Lúrian Kézia Leite Guimarães
Letícia de Sousa Leite
Raquel Bernardes
UNIDADE IV – LEGENDAGEM, ACESSIBILIDADE, PRÁTICAS EDUCACIONAIS E PROGRAMAS PARA SURDOS ORALIZADOS: FORMAÇÃO DO PROFESSOR E OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, APLICANDO METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES ADAPTADAS E O CONHECIMENTO NO ATENDIMENTO DE SURDOS ORALIZADOS
Mariana Dézinho
Lúrian Kézia Leite Guimarães
Letícia de Sousa Leite
UNIDADE V – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA SURDOS ORALIZADOS: O PROFESSOR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIÁRIAS NO AEE, PDI DO ESTUDANTE SURDO ORALIZADO, ATIVIDADES ADAPTADAS E ADEQUADAS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Nathália Scalabrine Rocha
Letícia de Sousa Leite
Eliamar Godoi
SOBRE OS AUTORES