Estruturas e Estratégias Geoeconômicas

Estruturas e Estratégias Geoeconômicas

Estudos de Cadeias Produtivas Específicas

ISBN: 9788546209798 AUTOR: Carlos José Espíndola

Este livro reúne diversos atributos que o tornam leitura obrigatória para aqueles que desejam conhecer e estudar temáticas vinculadas à agropecuária brasileira, aos setores industriais calçadista, de embalagens, da cerveja, da madeira e da indústria do...

R$ 45,90 R$ 41,31
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro reúne diversos atributos que o tornam leitura obrigatória para aqueles que desejam conhecer e estudar temáticas vinculadas à agropecuária brasileira, aos setores industriais calçadista, de embalagens, da cerveja, da madeira e da indústria do entretenimento através do futebol. Além da consistência dos estudos, apresenta qualitativos fundamentais. O primeiro é o fato de apresentar uma base teórica – formação socioespacial – ainda pouco utilizada nos estudos geográficos, abrindo importante perspectiva para aprofundamento das discussões sobre a mesma. O segundo é desvendar diferentes estratégias técnicas e econômicas que as empresas adotaram em cadeias produtivas diversas, para enfrentamento da dinâmica global. Entender o papel das políticas públicas também corresponde a fundamental qualitativo, na medida em que o Estado continua a ser agente fundamental do processo de desenvolvimento nacional. Outro qualitativo deriva dos trabalhos apresentarem dinâmicas de pequenas e grandes empresas, sejam elas vinculadas ao setor industrial como agropecuário, oriundas das distintas formas de evolução das formações socioespaciais. O livro apresenta diferentes perspectivas para a realização de futuras pesquisas em cadeias produtivas específicas. (Profa. Dra. Tania Fresca – UEL/Londrina)


Número de Páginas

224


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Economia


1: A Política de Crédito do Pronaf e o seu Papel no Desenvolvimento Social e Econômico na Agricultura Familiar/Mercantil; 2: Estrutura Industrial e Especializações Territoriais Produtivas (Etp’s): Análise Geoeconômica da Indústria Catarinense de Calçados; 3: Organização Espacial da Produção Industrial Láctea na Região Sul Do Brasil; 4: O Setor Madeireiro Mundial: Produção, Espacialização e Regionalização; 5: A Formação de Monopsônios na Cadeia Produtiva do Leite da Região Sul do Brasil: Uma Análise a Partir dos Novos Sistemas Logísticos de Transporte; 6: A Cadeia de Produtos Plásticos no Brasil: do Mercado Monopólico à Reestruturação Industrial; 7: O Mercado das Transferências de Jogadores de Futebol; 8: Ensaio Geoeconômico: Custos Produtivos na Cadeia Produtiva da Soja no Brasil; 9: A Oligopolização do Setor Cervejeiro Mundial; 10: Títulos Financeiros e Agricultura Brasileira no Século XXI.