Estratégia de Operações Teoria e Casos na Indústria Automotiva

Estratégia de Operações Teoria e Casos na Indústria Automotiva

ISBN: 9788546205462 AUTOR: Jonas Lucio Maia

A Gestão Estratégica das Operações é, sem dúvida, tema de extrema relevância para o sucesso competitivo das organizações. Este livro busca trazer, de forma clara e prática, uma série de conceitos relacionados à Estratégia de Operações (EO) e também apr...

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Sinopse

A Gestão Estratégica das Operações é, sem dúvida, tema de extrema relevância para o sucesso competitivo das organizações. Este livro busca trazer, de forma clara e prática, uma série de conceitos relacionados à Estratégia de Operações (EO) e também apresenta modelos para auxiliar os gestores em sua formulação._x000D_ No livro, o arcabouço típico da Estratégia de Operações é complementado com temas relevantes para o contexto das Operações: Tecnologia e Inovação, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Competitividade. Além disso, duas diferentes formas de visão da EO são trazidas ao se abordar a temática do Consenso Estratégico e da Visão Baseada em Recursos. _x000D_ Complementando e exemplificando este sólido conjunto teórico, são apresentados 10 estudos de caso na Indústria Automotiva, clássico berço de inovação em práticas de Gestão de Operações. Dentre outras áreas, são abordadas a Gestão da Qualidade, a Organização do Trabalho, o Alinhamento de Estratégias, o Desenvolvimento de Produtos, as Cadeias de Suprimento e sua Gestão, além de análises da Estratégia de Operações sob a ótica da Visão por Recursos, do Consenso Estratégico e da evolução temporal das EOs.


Número de Páginas

400


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2016


Área

Administração


Capítulo 1 – Estratégia Empresarial e o processo da Administração Estratégica; Capítulo 2 – Estratégia de Operações: definições, prioridades e decisões; Capítulo 3 – Tecnologia, Desenvolvimento de Produtos e Inovação; Capítulo 4 – Gestão da Cadeia de Suprimentos; Capítulo 5 – Papel competitivo das operações; Capítulo 6 – Consenso Estratégico das Operações; Capítulo 7 – Estratégias Genéricas das Operações; Capítulo 8 – Estratégia de Operações e a Visão Baseada em Recursos; Capítulo 9 – Modelos de Formulação da Estratégia de Operações; Capítulo 10 – Estratégia de Operações e Gestão da Qualidade; Capítulo 11 – Estratégia de Operações e Organização do Trabalho; Capítulo 12 – Estratégia de Operações e Gestão da Cadeia de Suprimentos; Capítulo 13 – Envolvimento de fornecedores no Desenvolvimento de Produto; Capítulo 14 – Comparando Cadeias de Suprimento do Setor Automotivo e de Linha Branca; Capítulo 15 – Usando a Economia de Custos de Transação para analisar Cadeias de Suprimento; Capítulo 16 – Comparando Estratégias de Operações entre os Setores Automotivos e de Linha Branca; Capítulo 17 – Trajetórias das Estratégias de Operações ao longo do tempo; Capítulo 18 – Consenso Estratégico das Operações; Capítulo 19 – Estratégia de Operações: Recursos e Competências Organizacionais; Capítulo 20 – Estratégia de Operações: decisões além da eficiência.