Esta obra mostra a relevância de um ensino de gramática contextualizada, com uma base decolonial, e traz exercícios práticos desenvolvidos por graduandos de Letras, da Uerj, que buscam impulsionar uma transformação significativa na educação linguística...
Sinopse
Esta obra mostra a relevância de um ensino de gramática contextualizada, com uma base decolonial, e traz exercícios práticos desenvolvidos por graduandos de Letras, da Uerj, que buscam impulsionar uma transformação significativa na educação linguística, que ainda não é realidade no Brasil.
Número de Páginas
160
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Prefácio
Elizangela Lima
Capítulo 1. O ENSINO DA GRAMÁTICA ESCOLAR SOB PERSPECTIVA DECOLONIAL: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DAS NOÇÕES DE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Capítulo 2. ATIVIDADES COM ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA A PARTIR DO CAPÍTULO “O BARBEIRO”, DE MACHADO DE ASSIS
Capítulo 3. LEITURA EM PERSPECTIVA MULTICULTURAL A PARTIR DAS VOZES VERBAIS: UMA PROPOSTA DE AULA
Capítulo 4. O COMPLEMENTO NOMINAL NO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA AULA COM O ARTIGO DE OPINIÃO “ESCREVIVÊNCIA: UM MOVIMENTO NECESSÁRIO”
Capítulo 5. PROPOSTA DE AULA COM ANÁLISE DISCURSIVA DE UM ADJUNTO ADNOMINAL: O CASO DO “CIDADÃO DE BEM”
Capítulo 6. OS OLHOS D’ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO EM SEU BRINCAR COMPOSITÓRIO: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO ADJUNTO ADVERBIAL
Capítulo 7. TRABALHANDO VOCATIVO E APOSTO A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS TIRINHA E NOTÍCIA
Capítulo 8. “LUGAR DE FALA” NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS: PROPOSTA DE AULA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UERJ
Capítulo 9. OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS SOBRE “LUGAR DE FALA”: UMA PROPOSTA DE AULA PARA O ENSINO MÉDIO
Capítulo 10. A LITERATURA NA VOZ DAS “MINORIAS” SOCIAIS E RACIAIS
Posfácio
Sobre as autoras e os autores
Lorena Guimarães Ribeiro de Souza
Érisson José Chagas de Carvalho
Janaína Monteiro
Gabrielle Sant’Anna de Oliveira
Vitória Machado da Costa
Letícia Nunes Januário
Lívia Coutinho Ribeiro
Renan Oliveira da Costa
Thamires Salles