Epistemologias e Processos Formativos em Ciências e Matemática

Epistemologias e Processos Formativos em Ciências e Matemática

ISBN: 9788546200061 AUTOR: Jackson Gois Da Silva

Esta obra discute diversos aspectos epistemológicos presentes no Ensino de Ciências e na Educação Matemática. Os textos apresentam as contribuições de autores que colaboram com investigações epistemológicas na área de Ensino. Dentre essas contribuições...

R$ 44,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra discute diversos aspectos epistemológicos presentes no Ensino de Ciências e na Educação Matemática. Os textos apresentam as contribuições de autores que colaboram com investigações epistemológicas na área de Ensino. Dentre essas contribuições, os capítulos abordam os temas da Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Saberes Docentes, Semiótica, Reconhecimento de Padrões, Diversidade, Análise Praxeológica e Teoria Comunicativa. Em cada capítulo os autores procuram fornecer ao leitor ferramentas de pensamento e um caminho epistemológico possível, que auxilia na compreensão de muitas questões relativas à Formação de Professores. A obra é uma contribuição diferenciada para o debate epistemológico evidenciando aspectos processuais.


Número de Páginas

268


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2015


Área

Educação


Capítulo 1: Saberes docentes relacionados à linguagem mobilizados por futuros docentes; Capítulo 2: Epistemologia, interdisciplinaridade e ensino de matemática; Capítulo 3: Educação ambiental, epistemologia ambiental e ontologia: Um convite ao debate; Capítulo 4: Reconhecimento de padrões, generalização e justificação em matemática; Capítulo 5: Semiótica, Cultura e conhecimento químico; Capítulo 6: Análise praxeológica do conhecimento matemático-didático do professor: O caso do multisseriado; Capítulo 7: A teoria social de Jürgen Habermas e suas possibilidades para o ensino de ciências e matemática; Capítulo 8: A formação do professor de matemática e a educação para a diversidade cultural: um olhar sobre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática.