Por meio de uma sequência cuidadosamente elaborada, este livro apresenta a obra de Clüver, permitindo ao leitor compreender diferentes perspectivas no campo da intermidialidade. A seleção de textos, feita pelo próprio autor, oferece um percurso bem ord...
Sinopse
Por meio de uma sequência cuidadosamente elaborada, este livro apresenta a obra de Clüver, permitindo ao leitor compreender diferentes perspectivas no campo da intermidialidade. A seleção de textos, feita pelo próprio autor, oferece um percurso bem ordenado, que tem como início os estudos interartes e prossegue até abordar de modo pleno o tema da intermidialidade. Para estruturar essa jornada, o livro é composto de três seções: a primeira centra nos estudos interartes e na intermidialidade; a segunda é dedicada aos estudos da écfrase e da transposição intermidiática. A seção que encerra o volume trata de críticas a outras produções contemporâneas. As discussões são ilustradas com estudos de caso. Além de constituir referência teórica incontornável, a obra serve também de base para a padronização e consolidação dos termos utilizados em português do Brasil para discutir estratégias e investigações intermidiáticas.
Número de Páginas
488
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2024
Área
Artes e Fotografia
Parte I. Teoria e história dos estudos interartes e de intermidialidade
1. Estudos interartes: orientação crítica
2. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos
3. Inter textus / inter artes / inter mídia
4. Intermidialidade e estudos interartes
5. Intermidialidade
Parte II. Écfrase e transposição intermidiática
6. Da pintura à poesia
7. Da transposição intersemiótica
8. Écfrase revisitada: representações verbais de textos não verbais
9. Citação, enargeia e as funções da écfrase
10. O Musikgedicht: notas sobre um gênero ecfrástico
11. Écfrase e adaptação
12. Encontros do observador com a arte visual: écfrase, leitores, “iconotextos”
13. Corpo, voz e olhar: texto e ilustração na história-moldura de As mil e uma noites
14. Devorando o outro: a antropofagia no filme Como era gostoso o meu francês, de Nelson Pereira dos Santos
Parte III. Outras investigações sobre relações intermidiáticas
15. Pelas lentes da câmara: fotorrealismo e o Instantanés de Alain Robbe-Grillet
16. Liaisons incestueuses: as artes irmãs na cultura contemporânea
17. Sobre grafites modernos e murais de rua:
aspectos metarreferenciais da escrita e pintura em muros
18. Sinfonia de Luciano Berio: o fluxo criativo de uma colagem músico-verbal
19. O trem musical viaja na sala de aula
Sobre o autor e as organizadoras