Tânia Gomes Mendonça apresenta um estudo esclarecedor sobre o Teatro de Bonecos produzido entre os anos de 1934 a 1966 para crianças brasileiras e argentinas. O trabalho é relevante por dedicar-se a um período da história deste teatro ainda pouco pesqu...
Sinopse
Tânia Gomes Mendonça apresenta um estudo esclarecedor sobre o Teatro de Bonecos produzido entre os anos de 1934 a 1966 para crianças brasileiras e argentinas. O trabalho é relevante por dedicar-se a um período da história deste teatro ainda pouco pesquisado, por apontar relações com a filosofia do movimento Escola Nova e sua apropriação no Brasil e na Argentina (seja por iniciativas oficiais ou interesses dos elencos) e pela riqueza de informações sobre o percurso dos artistas que protagonizaram essas ações. Abundante em detalhes sobre os esforços de titeriteiros e titeriteiras para levar teatro aos estudantes, estimular a prática do teatro nas escolas e superar as concepções didatistas que impregnavam o teatro feito para crianças naquela época, o texto é enriquecido por farta documentação e traz passagens bem-humoradas, até desconcertantes, sobre como eles burlavam exigências que impediam o direito à fruição como elemento fundante da prática teatral. Como conta o dramaturgo e poeta argentino Javier Villafañe, um dos protagonistas desta história: "Quando um personagem meu diz que dois e dois são quatro, eu ponho logo um outro para dizer que são cinco". A publicação colabora para consolidar o Teatro de Bonecos como campo de expressão e de conhecimento
Número de Páginas
576
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
INTRODUÇÃO
O recorte histórico da pesquisa – estudando o teatro de bonecos
O teatro de bonecos no Brasil e na Argentina: perspectivas comparadas e conectadas
Sobre os capítulos
CAPÍTULO 1. COSTURANDO CAMINHOS HELENA ANTIPOFF E JAVIER VILLAFAÑE: TRAJETÓRIAS CONECTADAS DE MEDIADORES
DO TEATRO DE BONECOS NO BRASIL E NA ARGENTINA
Helena Antipoff, o Teatro de Bonecos e a Sociedade Pestalozzi do Brasil
Javier Villafañe e Helena Antipoff: conexões
O teatro de bonecos e o folclore no Brasil e na Argentina: a “cultura popular” e o enfoque educativo
CAPÍTULO 2. ALINHAVANDO O TEATRO DE BONECOS E A EDUCAÇÃO: OS LIVROS SOBRE TÍTERES E A
ESCOLA NOVA
A criação de grupos de teatro de bonecos formados por crianças em instituições escolares: uma experiência
Nacionalismo e críticas ao “aprender fazendo”: uma perspectiva
Olga Obry, Maria Clara Machado e Mane Bernardo: o teatro de bonecos na escola como projeto editorial
Os livros de teatro de bonecos em edições do fim dos anos 1950 e dos anos 1960
CAPÍTULO 3. TECENDO UMA DRAMATURGIA PARA A(S) INFÂNCIA(S): TEXTOS DRAMATÚRGICOS PARA O TEATRO DE BONECOS NO BRASIL E NA ARGENTINA
O teatro de bonecos e a reflexão crítica: subvertendo a ordem escolar
A alegria como base da infância
Nacionalismo(s): paisagens para uma identidade
Os títeres de porrete, as perseguições e os mal-entendidos: os fantoches populares como inspiração
Moral da história: orientando a infância
As aventuras e os heróis: peças inspiradas em contos maravilhosos
O teatro de bonecos escrito por crianças: novos sentidos para um universo simbólico compartilhado com os adultos
CAPÍTULO 4. ENTRELAÇANDO O TEATRO DE BONECOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A TRAJETÓRIA DE ARIEL BUFANO E OS GRUPOS TEATRO GIBI E TEATRO DE BONECOS DA PREFEITURA
A itinerância e a semi-itinerância – percorrendo caminhos
Quando o homem viu a sua própria sombra: teatro de bonecos e terapia
Os pequenos na plateia: a infância e o teatro de bonecos
Os títeres vão à escola: o teatro de bonecos e a educação
CAPÍTULO 5. BORDANDO NO MAPA ANTIGO DO CORAÇÃO: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE BONEQUEIROS ARGENTINOS
Federico García Lorca – o poeta dos bonecos
Entre acordos e desalinhos: as relações políticas dos bonequeiros
“Dentro de cada homem existe uma criança recolhida numa sombra de crepúsculo…”. As crianças e a arte-educação nas memórias
Caminhando pela América Latina: o teatro de bonecos e a solidariedade continental
O contraponto de Lucecita e a sua autobiografia titiritesca: memórias sob a perspectiva de um boneco
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Livros – edições brasileiras
Livros – edições argentinas
Livros – demais edições
Artigos de jornais e revistas