Ensino morreu. Amém!

Ensino morreu. Amém!

ISBN: 9788546230082 AUTOR: Silvane Friebel

Este livro sugere uma reinvenção da escola ao censurar o modelo tradicional de ensino, de mera reprodução passiva de conhecimento, que negligencia a subjetividade do aluno. Propõe-se que os professores sejam mediadores, auxiliando na formação de autore...

R$ 73,90 R$ 66,51
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro sugere uma reinvenção da escola ao censurar o modelo tradicional de ensino, de mera reprodução passiva de conhecimento, que negligencia a subjetividade do aluno. Propõe-se que os professores sejam mediadores, auxiliando na formação de autores autônomos que saibam pensar criticamente.



Número de Páginas

280


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Informática e Tecnologia


Apresentação

Introdução

Capítulo 1.

BARTHES E SUA CRÍTICA AO ENSINO

1. Presciência de Barthes

2. Ciência é grosseira, Literatura é jeitosa

3. Abalos epistemológicos

4. Semiologia

Capítulo 2.

ENSINO CADUCOU

1. Aprendendo da crítica de Barthes

2. Professor formador

3. Aluno aprende com professor que aprende

Capítulo 3.

INVASÃO DA IA NO ENSINO

1. Crise digital que parece iminente (e eminente)

2. Ensino digitizado

3. Acenos possíveis

3.1 Alfabetizar na tela

3.2 Textos multimodais

3.3 Atividades de aprendizagem e seus espaços

3.4 Algumas relíquias

Capítulo 4.

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

1. Ensaiando outro olhar, além da tecnologia digital

2. Sem escatologias

Conclusão

Referências


Pedro Demo