Este livro sugere uma reinvenção da escola ao censurar o modelo tradicional de ensino, de mera reprodução passiva de conhecimento, que negligencia a subjetividade do aluno. Propõe-se que os professores sejam mediadores, auxiliando na formação de autore...
Sinopse
Este livro sugere uma reinvenção da escola ao censurar o modelo tradicional de ensino, de mera reprodução passiva de conhecimento, que negligencia a subjetividade do aluno. Propõe-se que os professores sejam mediadores, auxiliando na formação de autores autônomos que saibam pensar criticamente.
Número de Páginas
280
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Informática e Tecnologia
Introdução
Capítulo 1.
BARTHES E SUA CRÍTICA AO ENSINO
1. Presciência de Barthes
2. Ciência é grosseira, Literatura é jeitosa
3. Abalos epistemológicos
4. Semiologia
Capítulo 2.
ENSINO CADUCOU
1. Aprendendo da crítica de Barthes
2. Professor formador
3. Aluno aprende com professor que aprende
Capítulo 3.
INVASÃO DA IA NO ENSINO
1. Crise digital que parece iminente (e eminente)
2. Ensino digitizado
3. Acenos possíveis
3.1 Alfabetizar na tela
3.2 Textos multimodais
3.3 Atividades de aprendizagem e seus espaços
3.4 Algumas relíquias
Capítulo 4.
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
1. Ensaiando outro olhar, além da tecnologia digital
2. Sem escatologias
Conclusão
Referências