A obra, de autoria docente e coletiva, busca contribuir para o aprimoramento do ensino de História na Educação Básica ao refletir sobre os desafios enfrentados diariamente no ambiente escolar e propor análises que oferecem uma compreensão crítica da ár...
Sinopse
A obra, de autoria docente e coletiva, busca contribuir para o aprimoramento do ensino de História na Educação Básica ao refletir sobre os desafios enfrentados diariamente no ambiente escolar e propor análises que oferecem uma compreensão crítica da área.
Número de Páginas
316
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
História
SEÇÃO 1
ENSINO DE HISTÓRIA E AS MÚLTIPLAS ABORDAGENS EM SALA DE AULA
CAPÍTULO 1. OS USOS DAS CHARGES NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISES E PERSPECTIVAS TEMPORAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
CAPÍTULO 2. ENSINO DE HISTÓRIA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TDAH: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
CAPÍTULO 3. HISTÓRIA INDÍGENA E BNCC: REFLEXÕES SOBRE A LEI 11.645/08 NO ENSINO DE HISTÓRIA
CAPÍTULO 4. A GUERRILHA DO ARAGUAIA E A SALA DE AULA: ENTRE MEMÓRIA E ESQUECIMENTO
CAPÍTULO 5. MEMÓRIA HISTÓRICA DA AUTONOMIA DO NORTE GOIANO: ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL E NARRATIVAS IDENTITÁRIAS DO “SER TOCANTINENSE”
CAPÍTULO 6. REPRESENTAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS DO MEDIEVO E ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
SEÇÃO 2
TEMPORALIDADE HISTÓRICA, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL
CAPÍTULO 1. MEMÓRIAS DE RIBEIRINHOS ATINGIDOS PELA UHE LAJEADO E REASSENTADOS EM FLOR DA SERRA, PORTO NACIONAL (TO)
CAPÍTULO 2. HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE E A EMERGÊNCIA DA MEMÓRIA COMO PRESSUPOSTO PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
CAPÍTULO 3. A RODA DE SÃO BENEDITO DE SUCUPIRA DO RIACHÃO (MA)
CAPÍTULO 4. O FEMININO NA GUERRILHA DO ARAGUAIA
CAPÍTULO 5. UM TRÁGICO PROGRESSO: A PERDA DA SENSIBILIDADE EM EQUILIBRIUM
CAPÍTULO 6. AS LUTAS PELO DIREITO À TERRA E A DIGNIDADE COLETIVA: ENSINO DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980
Núbia Challine de Oliveira Coelho
Dionathan Soares Fragoso