Educacao Profissional e Neodesenvolvimentismo

Educacao Profissional e Neodesenvolvimentismo

Politicas Publicas e Contradicões

ISBN: 9788546214907 AUTOR: Lucas Barbosa Pelissari

Ao longo dos anos 2000, as politicas de educacao profissional, assim como, no geral, o conjunto de politicas educacionais oriundas dos governos petistas caracterizaram-se por uma serie decontradicões. A direcao da expansao – acelerada com o Pronatec a ...

R$ 52,90 R$ 39,67
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Ao longo dos anos 2000, as politicas de educacao profissional, assim como, no geral, o conjunto de politicas educacionais oriundas dos governos petistas caracterizaram-se por uma serie decontradicões. A direcao da expansao – acelerada com o Pronatec a partir de 2011 –, a concepcao curricular, o volume de investimentos, a adequacao a um modelo de desenvolvimento e o papel do Estado na construcao e gestao das politicas publicas, para destacar apenas alguns aspectos, sintetizaram intensas disputas, oriundas de interesses diversos no seio da sociedade brasileira. Educacao profissional e neodesenvolvimentismo: politicas publicas e contradicões procura situar essas disputas no bojo das contradicões de classe da conjuntura politico-economica, contribuindo nao so para um exame detalhado das politicas de formacao dos trabalhadores, como tambem para uma caracterizacao mais profunda do bloco no poder do Estado brasileiro entre os anos de 2003 e 2014.


Número de Páginas

372


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


1. Contexto e construcao do objeto de pesquisa; 2. A educacao profissional na conformacao de projetos de desenvolvimento no Brasil; 3. Reivindicacões para as politicas publicas de educacao profissional; 4. As politicas publicas de educacao profissional no Brasil entre 2003 e 2014; 5. Relacões entre as reivindicacões das fracões de classe e as politicas publicas de educacao profissional.