Educação

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Políticas, Cultura e Transdisciplinaridade

ISBN: 9788546213047 AUTOR: Larissa De Nazaré Carvalho De Aviz

Este livro é resultado de uma coletânea de textos dos pós-graduandos de mestrado da área da Educação, de modo a realizar experimentações sobre políticas educacionais, cultura e transdisciplinaridade na educação. Os textos são atravessamentos que se con...

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Sinopse

Este livro é resultado de uma coletânea de textos dos pós-graduandos de mestrado da área da Educação, de modo a realizar experimentações sobre políticas educacionais, cultura e transdisciplinaridade na educação. Os textos são atravessamentos que se constituem em importantes trabalhos que envolvem discussões teórico-metodológicas acerca do cenário educacional na Amazônia. Os autores buscaram revelar práticas curriculares e educativas em diferentes contextos abrangendo lentes das identidades que, ao mesmo tempo, se problematizam e se entrelaçam na trama socioeducativa amazônica. Destina-se a profissionais da educação, movimentos sociais, pós-graduação em educação, além de pesquisadores de outros campos científicos que dialogam e têm interesse por essa temática. A intenção desta obra é ampliar as interfaces das pesquisas na área de Currículo, Políticas Educacionais e Cultura na região da Amazônia. O livro contém duas partes Sociedade, cultura e transdisciplinaridade e Políticas de educação. A organização é de um grupo de docentes e discentes do programa de pós-graduação em Educação (PPGED) e do programa de pós-graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Laís Campos e Camila Souza


Número de Páginas

328


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Juventude da classe trabalhadora e suas expectativasem uma escola de periferia em Belém do Pará; 2. Juventude, trabalho e mundo da pesca: a formaçãoda identidade pescadora dos jovens afiliados à colônia de pescadores artesanais z-16 de Cametá-PA; 3. Fabulações híbridas da diferença na trama curricular; 4. O jovem e a relação com o saber: a realidade da escola crescendo na prática do assentamento palmares II/PA; 5. Trajetórias de escolarização em EJA de estudantes do campo no município de Salvaterra/PA; 6. Práticas educativas no candomblé ketu em Belém do Pará: ancestralidade, oralidade e educação sob um olhar descolonizado; 7. O corpo escalpelado: possibilidades e desafios docentes no cotidiano de meninas ribeirinhas na amazônia paraense; 8. Do quilombo à universidade: acesso e permanência de estudantes quilombolas no ensino superior; 9. Indicadores de qualidade social da educação profissional de nível médio na escola integrado; 10. As ações socioeducativas voltadas à educação ambiental nos diferentes cenários da amazônia paraense a partir da conferência infantojuvenil para o meio ambiente (CIJMA); 11. Formação continuada de professores em educação ambiental: em foco o fortalecimento de uma concepção crítica; 12. Educação e gestão ambiental na resex ipaú-anilzinho: a construção da sociabilidade por meio de práticas formativas; 13. O plano de ações articuladas (par) e suas implicações para a gestão da educação na rede municipal de educação de Santana – Amapá; 14. A configur