Educação nas Prisões

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Educação nas Prisões
9788546215584
Fernanda Marsaro Dos Santos

Prisão: lugar de castigo ou de preparo para reconviver com a sociedade? A tradição histórica é a da penitenciária, isto é, lugar de penitenciar-se, sofrer pelos pecados. Esta visão insuficiente esquece que as penas são finitas e um dia o preso voltará ...

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    Sinopse:

    Prisão: lugar de castigo ou de preparo para reconviver com a sociedade? A tradição histórica é a da penitenciária, isto é, lugar de penitenciar-se, sofrer pelos pecados. Esta visão insuficiente esquece que as penas são finitas e um dia o preso voltará à sociedade. Como? Para delinquir ou viver uma vida nova? Em vez de ações educativas, atividades culturais e formação profissional, instala-se a ociosidade no Brasil e em muitos outros países. Este livro é um desafio ao clima de ócio: escrito por muitas mãos do Brasil, Argentina e Portugal, de várias especialidades, apresenta experiências concretas e reflexões sobre as prisões. Mostra que a mudança é possível, inclusive para grupos mais vulneráveis entre os vulneráveis, como as mulheres. A obra se destina à sociedade em geral, a educadores, operadores do Direito, àqueles que trabalham com os internos. Eles podem, apesar dos muitos pesares, acender a luz da esperança e a sociedade espera a sua esperança.

    Sumário:

    1. Leitura que liberta: uma experiência para remição de pena no Distrito Federal; 2. A educação a distância no sistema prisional: desafios e possibilidades; 3. Educação e prisão: utopias e heterotopias para uma Inclusão Educacional; 4. A Lei Tutelar Educativa em Portugal e o conceito de educação para o direito; 5. Direitos e acesso: reflexões sobre a política e educação no sistema prisional brasileiro; 6. Refazendo laços: Perspectivas da Educação Profissional na ressocialização de mulheres encarceradas no DF; 7. Uma Proposta de Integração Escolar em Unidades Prisionais; 8. Ousadia da Descoberta: a magnitude do ser humano criativo e transformador; 9. Prisão e educação: dois conceitos antagônicos que se encontram na experiência do Programa Mulheres Mil na Penitenciária Feminina do DF; 10. Perspectivas e desafios da escolarização nas prisões no Brasil: Aprendizagem, ressocialização ou remição?; 11. Olhando pelo avesso: Reflexões sobre a remição de pena pela leitura e a escolarização nas prisões brasileiras; 12. Resgantanto saberes e ressignificando práticas: o papel mediador da extensão universitaria no processo de ressocialização; 13. Sobre o direito à educação e o sistema prisional – em busca de um diálogo possível com universitários; 14. Reflexiones en torno a las prácticas pedagógicas con personas jóvenes y adultas en prisiones; 15. A educação formal e a passagem ao ato infracional: uma análise das histórias de vida de adolescentes que cumprem medida socioeducativa; 16.

    Numero de paginas:

    436

    Formato:

    16x23cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    Educação