Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 01)

Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 01)

Gestão e Políticas

ISBN: 9788546216604 AUTOR: Ivan Vale de Sousa (Org.)

Este livro aborda de maneira especial a história, a gestão e as políticas da Educação Inclusiva no Brasil com a finalidade de revelar os contextos e as lutas das pessoas com deficiência no país, desde as primeiras propostas de atendimento às políticas ...

R$ 62,90 R$ 50,32
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro aborda de maneira especial a história, a gestão e as políticas da Educação Inclusiva no Brasil com a finalidade de revelar os contextos e as lutas das pessoas com deficiência no país, desde as primeiras propostas de atendimento às políticas mais atualizadas de ensino, bem como parte das reflexões investigativas que todo leitor atento busca adquirir conhecimentos e complementá-los nas ações inclusivas brasileiras. Em cada capítulo são demonstradas concepções diferenciadas, de trabalho com as políticas educacionais e públicas da Educação Inclusiva no Brasil. Além disso, a mudança semântica de Educação Especial para Educação Inclusiva também tem espaço na discussão e nos trabalhos que compõem a obra. Esta obra destina-se a professores, estudantes e pesquisadores que queiram se aventurar no trabalho de reconhecimento das propostas inclusivas, partindo das concepções históricas, das mudanças educacionais, das questões de gerenciamento à valorização das pessoas com necessidades especiais nas experiências acessíveis e nas políticas educativas inclusivas.


Número de Páginas

356


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Educação


1. Educação especial no Brasil: percursos e avanços.
2. Educação inclusiva: diversidades & singularidades.
3. Breves considerações sobre história, língua, cultura e literatura surda.
4. Percurso sócio-histórico da educação inclusiva.
5. Percurso histórico da educação inclusiva na legislação brasileira: avanços, desafios e possibilidades.
6. A genealogia das políticas públicas no Brasil: olhares sobre a pessoa com deficiência.
7. Políticas públicas de inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular: breve histórico.
8. História da educação especial/inclusiva no Brasil.
9. Alguns elementos sobre a inclusão de pessoas consideradas com deficiência no Brasil: o que dizem as pesquisas?
10. Educação e inclusão no ensino superior: reflexões e práticas.
11. Educação inclusiva no curso de Pedagogia: estudo da legislação e da produção recente em periódicos acadêmicos; 12. Alunos com deficiências incluídos no contexto da educação infantil: um estudo de caso realizado em um município do estado do Paraná.
13. A inclusão nas aulas de Ensino Religioso: humildade, paciência, equidade e respeito ao ser humano.
14. Da teoria da sintaxe à inclusão sociopsicolinguística.
15. Caminhos que se encontram: relação histórica entre a educação especial e a promoção da saúde.
16. O Napne como potência mediadora de práticas inclusivas.
17. “Como estrelas na terra”: uma reflexão sobre o fazer pedagógico.


Alcilene Rodrigues Pereira
Ana Flávia Hansel
Anna Paola Xavier Chiaradia
Aníbal Monteiro de Magalhães Neto
Atos Paulo Rodrigues Silva
Betty Bastos Lopes Santos
Bruna Domingos dos Santos
Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira
Daniela Leal
Erika Santos de Oliveira
Francisco Rodrigues Neto
Gabriel Silva Nascimento
Geisa dos Santos
Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra
Gilberto Martins Freire
Guilherme de Moura Cunha
Ivelton Soares da Silva
Luanna Burgos de Siqueira
Luciane Sá de Andrade
Lucimare Aparecida Ribeiro
Luiz André Brito Coelho
Lurdes Caron
Marciana Pelin Kliemann
Margareth Diniz
Maria Aparecida Calixto Faria
Maria Cristina da Silva
Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Marilza Terezinha Soares de Souza
Marly Augusta Lopes de Magalhães
Mônica Fernandes Rodrigues Duhart
Mônica Maria dos Santos
Natalia de Lima Bueno
Sebastião Raimundo Campos
Silvia Saraiva de França Calixto
Suzana dos Santos Gomes
Tássio Acosta
Talícia do Carmo Galan Kuhn