Esta obra aborda como se traduzia, em termos de representações, a infância da Amazônia seiscentista; que práticas educativas atravessaram o cotidiano das crianças; qual a particularidade dos saberes que lhes eram ensinados. Essas são indagações que est...
Sinopse
Esta obra aborda como se traduzia, em termos de representações, a infância da Amazônia seiscentista; que práticas educativas atravessaram o cotidiano das crianças; qual a particularidade dos saberes que lhes eram ensinados. Essas são indagações que este livro procura responder com a sensibilidade própria do campo da História Cultural e de uma riqueza de fontes documentais que associadas a uma escrita leve e ao mesmo tempo fundamentada, põe luz a um período histórico que poucos estudiosos ousam enveredar. Esta obra configura-se como importante contribuição à escrita da história da educação na Amazônia e, em particular, à história da infância.
Número de Páginas
148
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
História
1. Olhares sobre a infância: da Europa moderna à Amazônia Seiscentista
2. Práticas educativas na amazônia colonial
3. Práticas educativas no relato de Bettendorff
4. Saberes do cotidiano na Amazônia Colonial
Considerações finais
Referências