Educação e Diversidade

home / Educação e Diversidade

10%
Educação e Diversidade

Experiências e Desafios em Mato Grosso

9788546211395
Tânia Paula Da Silva

As políticas de ação afirmativa que passaram a incidir na educação, mercado de trabalho e concursos públicos resultaram de pressões exercidas pelo Movimento Negro, sobretudo a partir da década de 1950 quando da Organização das Nações Unidas para a Educ...

Mais informações

R$ 45,90

R$ 41,31

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    As políticas de ação afirmativa que passaram a incidir na educação, mercado de trabalho e concursos públicos resultaram de pressões exercidas pelo Movimento Negro, sobretudo a partir da década de 1950 quando da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concluíram que o racismo era um dos substratos das desigualdades do país. O livro que ora apresentamos aos leitores possui, pelo menos, tripla inserção. Por um lado, vincula-se às transformações ainda em curso no interior da sociedade brasileira que passa a imprimir o acento do reconhecimento da diferença étnico-racial no âmbito da institucionalidade democrática. Por outro, é resultado direto das inflexões das políticas educacionais que foram responsáveis pela criação da Secretaria de Educação a Distância, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Por fim, este livro é fruto do Edital Uniafro do Ministério da Educação; edital no qual o Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade foi contemplado com recursos para a formação de professores. Neste livro reunimos parte destas contribuições.

    Sumário:

    1. Reflexões acerca da Lei 10.639/03: percepções sobre a prática no cotidiano escolar; 2. Relações raciais e educação na sala do educador: orientações teóricas e metodológicas; 3. Desigualdade de acesso de alunos brancos e negros em escolas públicas; 4. A Lei 10.639/03 nas escolas públicas eprivadas em cáceres-mt: análise de sua implementação no cotidiano escolar; 5. Projeto sala de educador e formação para a educação das relações étnico-raciais: concepções e práticas; 6. Educação de jovens e adultos e relações raciais; 7. Políticas de ações afirmativas na universidade: o projeto de cotas para negros no âmbito da UNEMAT em Cáceres-MT; 8. A cor como construção da identidade étnica dos alunos de história em relação ao programa de cotas; 9. Discriminação racial no trabalho.

    Numero de paginas:

    208

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2018

    Área:

    Educação