Educação e desenvolvimento humano

Educação e desenvolvimento humano

Contribuições da abordagem histórico-cultural para a educação escolar

ISBN: 9788581484976 AUTOR: Maria Izaura Cação

Esta obra expressa o crescimento significativo que tem experimentado a Teoria Histórico-Cultural no Brasil, perceptível no incremento do número e da qualidade dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e das investigações, congressos e publicações a el...

R$ 76,90 R$ 46,14
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra expressa o crescimento significativo que tem experimentado a Teoria Histórico-Cultural no Brasil, perceptível no incremento do número e da qualidade dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e das investigações, congressos e publicações a eles associados. Os debates apresentados neste livro trazem ricas contribuições para a reflexão e ação docentes necessárias à organização dessa escola pretendida e que pressupõe, dentre muitas outras condições, a formação inicial e continuada de professores na perspectiva histórico-cultural.


Número de Páginas

264


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2014


Área

Educação


Fundamentos teóricos de la psicología histórico cultural; Escolarización y desarrollo: Algunos desafíos para los Enfoques Socioculturales; Conceitos vigotskianos e práticas pedagógicas - aproximações; Humanização como processo contínuo: o papel das Jornadas do Núcleo de Ensino de Marília; Considerações sobre a formação e atuação de professores na perspectiva histórico-cultural; Formação contínua e práticas educativas: possibilidades humanizadoras; A psicologização da educação e a perspectiva Histórico-Cultural: contribuições para a formação e atuação de professores; Contribuições da Teoria da Atividade para educação escolar; O vivido, o aprendido-problematizado e o ensinado: em busca da compreensão da atividade de estudo; Implicações pedagógicas da teoria da formação das ações mentais formulada por Galperin; O ensino de história na perspectiva histórico-cultural; Unidades e funções em linguagem: implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.