Educação e Contextos Diversos

Educação e Contextos Diversos

Implicações Políticas e Pedagógicas

ISBN: 9788546210176 AUTOR: Cláudio Pinto Nunes

Esta coletânea reúne um trabalho de fôlego, realizado por diferentes pesquisadores e pesquisadoras, que se propuseram a pensar, em perspectiva crítica, o educativo e o pedagógico na disputa hegemônica dos sujeitos, dos espaços e do paradigma de conheci...

R$ 49,90 R$ 37,42
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta coletânea reúne um trabalho de fôlego, realizado por diferentes pesquisadores e pesquisadoras, que se propuseram a pensar, em perspectiva crítica, o educativo e o pedagógico na disputa hegemônica dos sujeitos, dos espaços e do paradigma de conhecimento que se deseja consolidar na formação humana. Em tempos de profunda crise estrutural, que se reflete nas reformas educativas em curso na América Latina, é urgente e necessário evidenciar a vitalidade que adquire a educação nos contextos de luta e de conquistas, de reconfiguração de sentidos, e de defesa de um processo formativo comprometido com a formação humana. [...] Os leitores tem em mãos um livro que se converte em um testemunho do compromisso político com a educação, compreendida como locus social e político da formação dos sujeitos históricos. Resta, então, convidar a todos para se adentrarem aos textos com o propósito de conhecer as discussões apresentadas pelos autores. Além disso, é importante considerar que o debate aberto por cada um dos capítulos e no seu conjunto constituem sementeiras para pensar a diversidade no processo educacional, bem como suas interfaces na disputa hegemônica. Dra. Lia Pinheiro Barbosa - Universidade Estadual do Ceará (Uece)


Número de Páginas

336


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


Parte 1: Educação do Campo: Epistemologia, Políticas e Práticas; 1.Processos Educativos na ReformaAgrária: Entre Lutas e Conquistas; 2. Prática Pedagógica e Formação Humana Emancipatória: o Desafio da Educação do MST; 3. O Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo e Suas Especificidades; 4. Pedagogia da Luta e MST: A Produção de uma Subjetividade Lutadora na Educação do Campo; 5. Educação Emancipadora no Campo: Contribuições da Teoria Crítica; Parte 2: Políticas e Práticas Educativas: Novos Olhares; 6. Educação de Jovens e Adultos – EJA: uma Discussão sobre o Programa Todos pela Educação – Topa; 7. A Questão da Curiosidade em Paulo Freire esuas Implicações Para a Formação da Criança; 8. Crenças e Protagonismo de Professores de Língua Estrangeira em Face à Escolha do Livro Didático; 9. As Políticas Educacionais e a Escola; 10. Gestão Democrática: Análise da Participação dos Membros do Colegiado Escolar a Partir de Seus Olhares; 11. A Reconstrução da Democracia por meio do Diálogo entre Estrutura e Subjetividade; 12. O Espaço Escolar e suas Contribuições para o Desenvolvimento da Aprendizagem: Reflexões Sobre o IFB a – Campus Eunápolis; 13. A Educação não Formal na Formação de Professores: uma Experiência Possível no Espaço Formal.