Esta obra critica a obsolescência da educação tradicional, propondo um ensino dialógico. Nascida dos desafios de socialização na pandemia, propõe um novo paradigma: conectar a curiosidade da infância à Ciência, estimulando o senso crítico, em busca de ...
Sinopse
Esta obra critica a obsolescência da educação tradicional, propondo um ensino dialógico. Nascida dos desafios de socialização na pandemia, propõe um novo paradigma: conectar a curiosidade da infância à Ciência, estimulando o senso crítico, em busca de transformação social e igualdade.
Número de Páginas
192
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Formação de Professores
PRIMÍCIAS
CAPÍTULO I. CIÊNCIA, INFÂNCIA E LINGUAGEM
CAPÍTULO II. PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO ATIVO-DIALÓGICA
2.1 Pesquisa narrativa
CAPÍTULO III. ENCONTROS
3.1 Contexto
3.1.1 Reunião de pais e apresentação da proposta pedagógica
3.1.2 Recepção e primeiro dia de aula
CAPÍTULO IV. E NO MEIO DO CAMINHO, UMA PANDEMIA
CAPÍTULO V. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
5.1 Ciência de paradigmas e revoluções
5.2 Mudança de paradigma nas Ciências Humanas
5.2.1 Ecologia de saberes
5.2.2 As duas culturas
CAPÍTULO VI. CULTURA CIENTÍFICA
6.1 Alfabetização científica e tecnológica
CAPÍTULO VII. EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO
CAPÍTULO VIII. APRENDIZAGEM DIALÓGICA
8.1 Afetividade, proximidade e sensibilidade
CAPÍTULO IX. O VALOR DA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA VIDA
CAPÍTULO X. MEDIAÇÃO, APROXIMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
CAPÍTULO XI. ENUNCIADO E IDEOLOGIA
11.1 Signo, significado e sentido
11.2 Os gêneros do discurso
11.3 Responsabilidade e alteridade
CAPÍTULO XII. PEDAGOGIA E DEMOCRACIA
12.1 Infância, curiosidade, segurança e humildade
12.2 Teoria, reflexão e prática
REFLEXÕES
REFERÊNCIAS