Educação Brasileira

Educação Brasileira

Prática Pedagógica da Colônia aos Dias Atuais

ISBN: 9788546209453 AUTOR: Fábio Falcão Oliveira

Este livro nos convida a uma reflexão à organização da educação brasileira percorrendo uma longa viagem no túnel do tempo, enfrentando desafios produzidos por ondas gigantescas de incoerência no discurso daqueles que almejam continuar no poder mantendo...

R$ 32,90 R$ 29,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro nos convida a uma reflexão à organização da educação brasileira percorrendo uma longa viagem no túnel do tempo, enfrentando desafios produzidos por ondas gigantescas de incoerência no discurso daqueles que almejam continuar no poder mantendo uma educação elitizada. No Brasil Colônia frequentar a escola estava limitado a um grupo de pessoas pertencentes à classe dominante. A educação que elitizada atravessou todo o período colonial, imperial e atingiu o período republicano, ignorando, assim, a demanda social de educação que necessitava ampliar a oferta escolar. As mudanças sociais, políticas, culturais do final do século XX provocaram perplexidade e desorientação quanto à educação. Consequentemente há necessidades de mudanças nas formas de trabalho dos professores, decorrentes de transformações no mundo da produção e do trabalho, das tecnologias, dos paradigmas do conhecimento, dos objetivos de formação que articulam aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Acreditamos que no trabalho de reflexão individual e coletivo, os educadores encontrarão os meios necessários ao seu desenvolvimento profissional. (Marilza Luiz Ferreira)


Número de Páginas

136


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


A formação intelectual do professor jesuíta no Brasil Colonial: o rigoroso e demorado curso superior pautado pelo ratio studiorum; História da educação colonial: Escola e bons costumes no Brasil do Século XVII; O processo de seleção papara ingresso no ensino superior brasileiro; A face semiformativa do “educação papara todos” à luz do conceito de bildung; Da magia do livro à sedução da tela: a leitura em eras de revolução tecnológica; Educação patrimonial: ações de planejamento, execução e avaliação no ensino de história; Formação contínua: desafio educacional do Século XXI nas instituições de ensino superior.