Docência, Formação e Práticas Pedagógicas

Docência, Formação e Práticas Pedagógicas

Experiências e Pesquisas

AUTOR: Jussara Santos Pimenta

A organização da coletânea Docência, formação e práticas pedagógicas: experiências e pesquisas é o resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores e pesquisadoras que colocam o tripé universitário: a pesquisa, o ensino/docência e a extensão, como pi...

Mais Informações

Sinopse

A organização da coletânea Docência, formação e práticas pedagógicas: experiências e pesquisas é o resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores e pesquisadoras que colocam o tripé universitário: a pesquisa, o ensino/docência e a extensão, como pilares de suas atuações profissionais. Os autores e autoras, em sua maioria vinculados a programas de pós graduação em Educação, relacionam em seus currículos experiências de longos anos de atuação na Educação Básica e na Educação Superior, atuações estas sempre conectadas com a pesquisa e a extensão.

Para esse grupo de professores, pensar e viver de forma engajada às práticas pedagógicas de formação docente e compartilhar as experiências é uma forma e uma condição para o exercício profissional propositivo, que não se satisfaz com a denúncia, mas atua de forma a transformar as realidades de cada lugar.







1. A formação e a profissão docente: contribuições de uma análise social e histórica.
2. Instituto de Educação do Estado da Guanabara: formação de professores para o audiovisual educativo (1960-1975).
3. Políticas de formação de professores: organização e participação dos educadores (1970-1990); profissionais para a educação profissional e tecnológica.
5. Desenvolvimento profissional docente: experiências e aprendizagens na/da docência dos anos iniciais.
6. Professores por acaso, ex-alunos por sorte! O processo de constituição da docência na educação profissional; da escuta sensível para a formação de educadores dialógicos.
8. Pesquisa e docência: dimensões formativas do Pibid.
9. Uso de narrativas na formação inicial de professores: um olhar sobre a relação professor-aluno na construção do conhecimento.
10. Percepções dos professores sobre as condições do trabalho docente.
11. Integração de mídias na prática pedagógica docente e sua relação com aprendizagem em sala de aula na Educação Básica.
12. A inserção curricular das tecnologias na graduação como processo formativo docente.
13. Formação docente e processos tecnológicos: uma experiência formativa aplicada no K-lab/Geotec.
14. Entre o mundo mágico das figuras de estilo e o universo virtual: práticas de escrita no ensino técnico-médio do IFRJ.