Divinópolis de Goiás Terra da Gente

home / Divinópolis de Goiás Terra da Gente

10%
Divinópolis de Goiás Terra da Gente
9788546217304
Francielle Rego Oliveira Braz

Divinópolis de Goiás Terra da Gente é um registro dos aspectos históricos, geográficos, culturais e econômicos, constituintes da cidade interiorana de Divinópolis no nordeste goiano, pela ótica de seus pioneiros e pesquisas da professora Francielle Reg...

Mais informações

R$ 44,90

R$ 40,40

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Divinópolis de Goiás Terra da Gente é um registro dos aspectos históricos, geográficos, culturais e econômicos, constituintes da cidade interiorana de Divinópolis no nordeste goiano, pela ótica de seus pioneiros e pesquisas da professora Francielle Rego Oliveira Braz. Contribui para a historiografia da região e, se apresenta como uma bibliografia que servirá de referência para outros trabalhos. Um olhar sobre a formação do território do município na busca de compreender os aspectos que o distanciam da região central de Goiás. Abarca uma visão sobre a dinâmica econômica de um comércio formado por tropeiros que trilhavam do nordeste goiano ao oeste baiano conduzindo mercadorias. E enfatiza a pecuária como principal atividade econômica até os dias atuais. Para isso, do início ao fim, a autora mergulha no que há de mais belo e raro na memória do povo para contar sua história. Ela revive e refaz sua própria aventura nas artérias do passado e, se faz presente ao lado de sua gente, como parte indivisível de suas angústias, mas também de seus sonhos. Seu “método” é não distinguir, mas incluir ao máximo personagens variados, para construir uma obra que represente todo divinopolino.

    Sumário:

    1. Estado de Goiás; 2. Origem da povoação; 3. Consolidação do Município – (1958-2018); 4. Geografia do município; 5. Estrutura administrativa; 6. Atividades econômicas; 7. A comunicação e meios de transporte; 8. Povoados, Distritos e Assentamentos; 9. Festividades tradicionais; 10. Aspecto religioso; 11. Personagens marcantes da formação “do divinopolino”; 12. Personagens populares; 13. Memorial das famílias tradicionais; 14. Memorial de administradores; 15. Memorial de outros pioneiros; 16. Reminiscências divinopolinas; 17. Versos que contam Divinópolis.

    Numero de paginas:

    256

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2019

    Área:

    História