Dinâmicas Religiosas Transnacionais e Processos Identitários

Dinâmicas Religiosas Transnacionais e Processos Identitários

Olhares Sócio-Antropológicos e Multiculturais Sobre o Fenômeno Religioso

ISBN: 9788546214662 AUTOR: Ana Keila Mosca Pinezi

O presente livro é indispensável para os estudiosos do fenômeno religioso contemporâneo no Brasil e na América Hispânica. O novo pluralismo religioso e cultural da macrorregião exige perspectivas e metodologias inovadoras e multidisciplinares de pesqui...

R$ 52,90 R$ 47,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O presente livro é indispensável para os estudiosos do fenômeno religioso contemporâneo no Brasil e na América Hispânica. O novo pluralismo religioso e cultural da macrorregião exige perspectivas e metodologias inovadoras e multidisciplinares de pesquisa, tais como esta compilação plural e bilíngue oferece aos leitores e leitoras. Tratam-se de profundas reflexões e análises recentes sobre o dinâmico novo campo religioso da América Latina onde a hegemonia católica não mais existe. O foco na nova diversidade religiosa deste espaço apontado, aqui, por uma equipe de antropólogos e sociólogos da região ilumina as dinâmicas de tais fenômenos com a emergência de identidades religiosas alternativas e a ferrenha concorrência para ganhar almas no novo mercado livre da fé. Como pesquisador especializado no campo religioso da região, há três décadas, afirmo que este livro é obrigatório na estante dos que têm interesse no dinâmico e efervescente campo religioso ibero-americano nestes tempos pós-modernos. (Dr. Andrew Chesnut, Professor titular de Estudos Religiosos e diretor de Estudos Católicos na Virginia Commonwealth University, Richmond, USA)


Número de Páginas

336


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

História


1. Memoria Viva: “La Tragedia - Milagro de los Andes” en una etnografía del grupo de seguidores “Re-¡Viven!”; 2. Caveiras que falam: religiosidade e identidade mexicana; 3. Evangélicos em região fronteiriça: processos identitários, dinâmica e fluxos religiosos; 4. Religiosidad popular e identidad cultural en el Norte Grande de Chile: nación, barrios populares y bailes religiosos; 5. Catolicismo conservador: proximidades inconfessas; 6. El focolar extendido: Transitando las redes de la misión renovada; 7. O Metal Cristão como fenômeno religioso e performático: um olhar sobre a economia do sagrado contemporâneo; 8. Quando os objetos revelam o sagrado: as dinâmicas religiosas e identitárias em um museu carioca; 9. Protestantes na Catalunha: catalães crentes na Espanha e crentes imigrantes em Barcelona; 10. Gênero, migração e pentecostalismo: um estudo sobre mulheres migrantes pentecostais na capital paulista; 11. Quando o cajado envelhece: identidade e lugar de líderes e pastores evangélicos ao envelhecerem; 12. O menino e o baiano: Cruzeiros e santos de cemitério para a saúde do povo paulista.