Este livro, em grande parte, resulta de estudos, pesquisas e
reflexões amparadas na perspectiva descolonizadora do
conhecimento, projetando-se, para além das próprias
exigências de transformação epistêmica, também no âmbito
...
Sinopse
Este livro, em grande parte, resulta de estudos, pesquisas e
reflexões amparadas na perspectiva descolonizadora do
conhecimento, projetando-se, para além das próprias
exigências de transformação epistêmica, também no âmbito
ontológico. Portanto, os textos revelam o constante ato de
revisitação dos conhecimentos adquiridos desde o que a
biblioteca colonial ofereceu até a busca por referenciais a
partir de geografias outras. Assim, não se abre mão radicalmente
do que se tem, mas cria-se um distanciamento
crítico, que na linguagem assertiva de Rufino (2021),
nada mais é do que o seu destronamento. Ao destronar
o saber hegemônico, abrimos espaço para ampliar possibilidades
de observar e produzir saberes outros.
Número de Páginas
216
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
Gilberto Ferreira da Silva
1. AÇÕES DOS NEABIS RELACIONADAS ÀS SABEDORIAS ANCESTRAIS NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO IFSUL
Marcell da Silva
Nei Fonseca Junior
2. CORAZONANDO LA ACADEMIA A TRAVÉS DE SABIDURÍAS INSURGENTES: UN ACERCAMIENTO AL TEJIDO ELABORADO CON MULLO
Lissette Torres-Arévalo
Sabrina Meirelles Macedo
Narjara Mendes Garcia
3. A FORÇA CRIADORA DA MÃE TERRA (PACHAMAMA) E O SAGRADO FEMININO
Paola Verdun
Lúcia Regina Lucas da Rosa
4. VISIBILIZAR LA “OTRA CARA” DE LOS LUGARES. RELATOS DESDE LA ESCUELA
Silvia Valiente
5. MEMÓRIA E MÍDIAS SOCIAIS: POSSÍVEIS RESSIGNIFICAÇÕES DAS TRADIÇÕES DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Marcelo Luis Henriques Silveira
6. RITOS DE PASSAGEM NA ETNIA MANDJACA: MORTE
Maristela Godoy
7. DECOLONIZAR A GESTÃO ESCOLAR PARA CONSTRUIR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Jonathan Zotti da Silva
Gilberto Ferreira da Silva
8. A ARTE DE ESCUTAR A DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS
Andréa da Silva Avanze
Ronaldo Silva Lopes (in memoriam)
Gilberto Ferreira da Silva
9. SENTIPENSAR PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTISSEXISTA
Rafael Mautone Ferreira
Gilberto Ferreira da Silva
10. DIVERSIDADE DE GÊNERO COM A ESCOLA: DIÁLOGOS, DESAFIOS E CRUZAMENTOS
Alessandra Sandri Lima
Juliana Aquino Machado
11. QUANDO ACABA A PESQUISA? UMA AUTORREFLEXÃO SOBRE COLABORAÇÃO ENTRE ACADEMIA E ATIVISMO
Leonardo Custódio da Costa
12. INVESTIGACIÓN ACCIÓN PARTICIPATIVA Y PLANES DE VIDA
Myriam A. Zapata Jiménez
SOBRE OS AUTORES