Desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas

Desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas

Trajetórias de resistências na educação do campo

ISBN: 9788546227860 AUTOR: Higro Souza Silva

Apresentamos mais uma obra de profunda riqueza no âmbito dos debates em torno das diversas realidades no contexto da Educação do Campo no Brasil, partindo de estudos e pesquisas realizadas por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Socia...

R$ 98,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Apresentamos mais uma obra de profunda riqueza no âmbito dos debates em torno das diversas realidades no contexto da Educação do Campo no Brasil, partindo de estudos e pesquisas realizadas por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC), vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), bem como demais convidados de outras universidades parceiras de várias regiões do país. O Livro Desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas – Trajetórias de resistências na educação do campo traz abordagens diversas sobre os enfrentamentos, lutas e perspectivas de superação das realidades postas em meio às vivências dos povos do campo. Dessa forma, conclamamos todos e todas a se debruçarem nas entrelinhas aqui apresentadas para dialogarmos sobre possíveis estratégias de superação dos desafios e ampliarmos as possibilidades de enfrentamento às problemáticas que envolvem a Educação do Campo



Número de Páginas

360


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


PREFÁCIO

Profa. Dra. Maria do Socorro Xavier Batista

1. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO POSSIBILIDADE DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Lucicléa Teixeira Lins

Luciélio Marinho da Costa

Nelsânia Batista da Silva

John Alex Xavier de Sousa

2. FUNDAMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DAS TESES E DISSERTAÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISAS LEPEL E GEPEC FACED/UFBA

Selidalva Gonçalves de Queiroz

Celi Nelza Zulke Taffarel

3. COMO A EDUCAÇÃO DO CAMPO PODE DESCONSTRUIR O ESTEREÓTIPO DO CAMPONÊS, BEM COMO FORTALECER AS SUAS RAÍZES

Ana Cristina Braga Magalhães

4. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRADIÇÕES E LUTAS NO ESTADO CAPITALISTA

Yure Oliveira Santos

Carlos dos Santos Viana

Jussara Tânia Silva Moreira

5. A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE ITABUNA, BAHIA: O ENSINO REMOTO E OS DESAFIOS DOCENTES

Ruth de Oliveira Sousa

Edjaldo Vieira dos Santos

6. O DIREITO À EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO E A POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO ESCOLAR

Tiago José de Vasconcelos Farias

Maria do Socorro Silva

7. DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Cassiara Costa Prates Cristo

Vilma Áurea Rodrigues

Diana Rodrigues Nogueira

8. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA (BA)

Luciana Batista Matos

Higro Souza Silva

Arlete Ramos dos Santos

9. A EJA NO CAMPO: OS MARCOS LEGAIS DO PROGRAMA E OS DESAFIOS NA PROMOÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NA ÁREA RURAL

Maisa Rose Serra de Almeida

Tadma Lays Dutra Gomes

Valéria Souza Lima Brito

Arlete Ramos dos Santos

10. UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES DO CAMPO NA ESCOLA URBANA

Auzineide Rosa Silva Pessoa

Arlete Ramos dos Santos

11. O LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: HISTÓRICO E NARRATIVAS DOCENTES

Maria Lígia Isídio Alves

Severino Bezerra da Silva

12. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA AS ESCOLAS DO/NO CAMPO: A OFERTA DO ENSINO MÉDIO POR INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS CAMPESINAS

Inaiara Alves Rolim

Elis Cristina Fiamengue

Shirley Gonçalves de Souza

13. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: O CORDEL E A VALORIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS LOCAIS NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE SERRA GRANDE

Aparecida Freire da Conceição Santos

Verena Santos Abreu

14. CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS UTILIZADOS, EXPERIENCIADOS E RELATADOS POR MORADORES DO CAMPO

Geirlane de Cerqueira Assis

Jorge Costa do Nascimento

15. FORMACAMPO: TÓPICOS E CONTRIBUIÇÕES DA FRENTE DE TRABALHO EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO E NO CAMPO

Josleide Cristina D’Oliveira Mattos

Jaqueline Braga Morais Cajaiba

Yure Oliveira Santos

Arlete Ramos dos Santos

Emilly Karine Barbosa Mota

16. EDUCAÇÃO DO CAMPO, TURMAS MULTISSERIADAS E RESISTÊNCIA À NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS

Odair Ledo Neves

Jean Carlos Ferreira Dourado

Luciana Silva Oliveira

Edna Souza Moreira

SOBRE OS AUTORES


ARLETE RAMOS DOS SANTOS

QUEZIANE MARTINS DA CRUZ

VALÉRIA SOUZA LIMA BRITO


Relacionados

Perspectivas Educacionais em Tempos de Pós-verdade

Perspectivas Educacionais em Tempos de Pós-verdade

R$ 52,20
Comprar
O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas

O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciaturas

R$ 44,90
Comprar
A educação nas independências da América

A educação nas independências da América

R$ 113,90
Comprar
Desafios da educação superior

Desafios da educação superior

R$ 49,90
Comprar