De Chegadas e Partidas

De Chegadas e Partidas

ISBN: 9788546213023 AUTOR: Luiz Antonio Valente Guimarães

Este livro estuda as dinâmicas migratórias portuguesas para o Pará entre os anos de 1800 a 1850, analisando, em especial, o fluxo e o perfil desses deslocamentos, bem como as redes e as trajetórias pessoais e familiares. O período, escolhido pelo autor...

R$ 58,90 R$ 53,01
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro estuda as dinâmicas migratórias portuguesas para o Pará entre os anos de 1800 a 1850, analisando, em especial, o fluxo e o perfil desses deslocamentos, bem como as redes e as trajetórias pessoais e familiares. O período, escolhido pelo autor, entre 1800 e 1850, é marcado por acontecimentos que envolveram o processo de independência, a adesão do Pará e a Cabanagem, movimentos políticos marcados fortemente pelo antilusitanismo. A originalidade da tese pautou-se na leitura desses acontecimentos pela ótica do Português, até então não trabalhada pela historiografia que tem o Pará como referência. Ao discorrer sobre o fenômeno migratório, o texto apresenta uma análise que aponta as margens de atuação dos imigrantes, os colocando em posição de protagonismo, escolhas e estratégias nos deslocamentos. Há a preocupação em pensar esses imigrantes em sua diversidade, partindo de pessoas com diferentes perfis e situações sociais, como caixeiros, comerciantes, artesão, mulheres trabalhadoras e mulheres donas. São esses indivíduos com múltiplos marcadores e intersecções que ganham espaço nesta narrativa, enriquecendo o estudo das mobilidades e mostrando que o movimento migratório é multifacetado.


Número de Páginas

436


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2018


Área

História


Capítulo 1: De Portugal ao Pará: da mercê do Estado às iniciativas pessoais; Capítulo 2: Portugueses no Pará, estabelecimentos e formas de inserção social; Capítulo 3: Tempos difíceis: a volta dos que partiram; Capítulo 4: Em torno das trajetórias de vida de imigrantes portugueses.