De Ação de Governo à Política de Estado

De Ação de Governo à Política de Estado

O Caso das Áreas Protegidas no Estado do Espírito Santo Entre 1940 e 2000

ISBN: 9788546208470 AUTOR: Leonardo Bis Dos Santos

Ao contrário de outros estudos que abordam a criação de uma unidade de conservação específica, este livro apresenta todo o caminho percorrido desde a criação das primeiras áreas protegidas até a consolidação da política pública de implementação e gestã...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Ao contrário de outros estudos que abordam a criação de uma unidade de conservação específica, este livro apresenta todo o caminho percorrido desde a criação das primeiras áreas protegidas até a consolidação da política pública de implementação e gestão de unidades de conservação. O recorte geográfico traçado foi o estado do Espírito Santo, onde em 1941 foi criado o primeiro Parque de Reserva, Refúgio e Criação de Animais Silvestres (atual reserva biológica) do país. Assim, ao analisar os documentos oficiais e não oficiais, datados entre os anos de 1940 e 2000, apresentaram-se um conjunto de conflitos e redes colaborativas, que alternou oposição e aproximação entre diversos interesses – dentre os quais, do grande capital industrial, de pesquisadores e de populações ambientalmente mais vulneráveis. Dado o recorte temporal, foi possível analisar períodos, tendo o componente democrático como eixo de comparação entre posturas de governos. A passagem da pessoalidade das decisões para a valorização da participação social, como elemento de sustentação de ações públicas, é o fio condutor que mostra como uma ação de governo se transformou em política de Estado.


Número de Páginas

344


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Sustentabilidade


Capítulo 1: Cenário sociopolítico no Espírito Santo e a criação dos primeiros parques naturais nas décadas de 1940 e 1950; Capítulo 2: A complexidade ambiental frente ao contexto sociopolítico e econômico das décadas de 1960 e 1970 no Espírito Santo; Capítulo 3: Da redemocratização ao SNUC: processo de consolidação de uma política pública.