Criança, práticas educativas e formação docente

Criança, práticas educativas e formação docente

ISBN: 9788546218134 AUTOR: Janaina Cassiano Silva e Altina Abadia da Silva (orgs.)

Em Criança, práticas educativas e formação docente a educação é reconhecida tanto nos documentos oficiais, nacionais e internacionais, como na sociedade, como necessária à formação da criança. Esse reconhecimento é fruto de conquistas em diversos âmbit...

R$ 62,90 R$ 37,74
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Em Criança, práticas educativas e formação docente a educação é reconhecida tanto nos documentos oficiais, nacionais e internacionais, como na sociedade, como necessária à formação da criança. Esse reconhecimento é fruto de conquistas em diversos âmbitos e da conjugação dos esforços de diferentes instâncias, como: movimentos sociais organizados, práticas inovadoras de professores, produção do conhecimento acadêmico e políticas públicas. Essas conquistas, em âmbito brasileiro, tiveram impulso nas décadas de 1980 e 1990, com as mudanças na legislação brasileira que garantiam atenção às crianças de 0 a 6 anos. Nesse sentido, nesta coletânea reunimos pesquisas nacionais e internacionais que têm como foco a criança e seu processo educativo.



Número de Páginas

216


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


História e políticas públicas para a educação infantil

Capítulo 1: Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: disputas pela hegemonia de projetos no contexto neoliberal

Capítulo 2: Educação infantil e a creche: a constituição de uma prática pedagógica brasileira

Capítulo 3: Unidades de educação infantil das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil: história e desafios

Formação de professores na educação infantil

Capítulo 4: Políticas de formação de professores para a educação infantil: dos dilemas às transformações possíveis

Capítulo 5: O trabalho dos professores da educação infantil em Goiás: um debate a partir de núcleos de pesquisa

Capítulo 6: Formação continuada como estratégia para construção de uma proposta político-pedagógica curricular para a pré-escola de Ouvidor/GO

Práticas educativas, organização do trabalho na educação infantil e relação família-escola

Capítulo 7: “Era uma vez, o trabalho!” abordando o tema trabalho na educação infantil sob a perspectiva histórico-crítica

Capítulo 8: Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês

Capítulo 9: Perspectiva das professoras: relação família-escola na educação infantil