Corpo e processos de criação nas artes da cena

Corpo e processos de criação nas artes da cena

Saberes da África

ISBN: 9788546230570 AUTOR: Robson Carlos Haderchpek

A obra discute os saberes da África e sua confluência nas Artes da Cena no Brasil, estimulando o outro lado da história e resistindo ao processo colonizador. Ao focar nos conhecimentos artísticos originários da cultura africana, traz textos que fomenta...

Mais Informações

Sinopse

A obra discute os saberes da África e sua confluência nas Artes da Cena no Brasil, estimulando o outro lado da história e resistindo ao processo colonizador. Ao focar nos conhecimentos artísticos originários da cultura africana, traz textos que fomentam o diálogo de pesquisadores de Angola e Brasil.



Número de Páginas

264


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Artes e Fotografia


APRESENTAÇÃO

Robson Haderchpek

PREFÁCIO

Um eco de boas partilhas para um convite à leitura

Karenine Porpino

Dezembro de 2024.

SABERES DA ÁFRICA:

DIÁLOGOS ENTRE ANGOLA E BRASIL

Capítulo 1.

A FORÇA ARTÍSTICA DO RITUAL

Mbandu Luvumbo Nsingui

Karyne Dias Coutinho

Capítulo 2.

BIMPHADI:

os ritos de passagem como suporte para a criação cênica

Nelson Sampaio Máquina

Capítulo 3.

ENCONTRO COM O MUNTU:

o corpo que dança, vocaliza, performa, grafa, escreve

Raqueli Biscayno Viecili

Manuel Francisco João da Costa

Capítulo 4.

HERDANÇAS, CORPOREIDADE MATERNA E ZAMBÊS: confluências acadêmicas e ancestrais

Teodora de Araújo Alves

Paulino Tchiloia B. Lunono

Alexandre Araújo de Oliveira

CONFLUÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS:

ENFRENTAMENTOS BRASILEIROS

Capítulo 5.

A ÁFRICA QUE HABITA EM NÓS: a ginga do enfrentamento ao racismo e os processos de criação de africanidades brasileiras

Renata Kabilaewatala

Capítulo 6.

SIATÁ DUDU – O TEATRO NEGRO BRASILEIRO E O CANDOMBLÉ: algumas considerações históricas

Onisajé

Capítulo 7.

SOBRE A INSISTÊNCIA DOS URUBUS E O PODER DA VIDA: perspectivas antigenocidas nas Artes da Cena

Victor Hugo Neves de Oliveira

Capítulo 8.

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA VELA, TINHA UMA VELA NO MEIO DO CAMINHO: confluências de terreiro nos processos criativos de uma cena PRETA

Agrinez Melo

Capítulo 9.

POÉTICAS E MEMÓRIAS DANÇADAS NO AQUI E NO AGORA

Sebastião de Sales Silva

CIRANDAR: CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA

Capítulo 10.

TAMBOR DE CRIOULA: historicidade e possíveis incursões na escola

Cleuma Alexsandra Sousa Morais

Larissa Kelly de Oliveira Marques

Capítulo 11.

SAMBORÊ: uma abordagem metodológica flexível, malandra e transgressora

Raqueli Biscayno Viecili

Prof. Dr. Marcílio de Souza Vieira

Capítulo 12.

IMPRESSÕES E EXPRESSÕES DA ANCESTRALIDADE DA ALEGRIA COMO MOTOR DE CRIAÇÃO NA COMPOSIÇÃO EM DANÇA

Katia Agg

Capítulo 13.

DANÇAR O CANTO, CANTAR A DANÇA, BATUCAR O CONHECIMENTO: celebrando a dança para uma cabeça bem-feita

Marcilio de Souza Vieira

Capítulo 14.

PERSONAS E BONECAS INFLÁVEIS:

um relato

Naira Ciotti

Seminário Saberes da África

Grupo de Pesquisa Cirandar

Novembro de 2024.

Capítulo 15.

ARTE PELOS SENTIDOS: criação Improcesso de residência artística perfumada

Patrícia Leal

SOBRE OS AUTORES