A obra discute os saberes da África e sua confluência nas Artes da Cena no Brasil, estimulando o outro lado da história e resistindo ao processo colonizador. Ao focar nos conhecimentos artísticos originários da cultura africana, traz textos que fomenta...
Sinopse
A obra discute os saberes da África e sua confluência nas Artes da Cena no Brasil, estimulando o outro lado da história e resistindo ao processo colonizador. Ao focar nos conhecimentos artísticos originários da cultura africana, traz textos que fomentam o diálogo de pesquisadores de Angola e Brasil.
Número de Páginas
264
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Artes e Fotografia
Robson Haderchpek
PREFÁCIO
Um eco de boas partilhas para um convite à leitura
Karenine Porpino
Dezembro de 2024.
SABERES DA ÁFRICA:
DIÁLOGOS ENTRE ANGOLA E BRASIL
Capítulo 1.
A FORÇA ARTÍSTICA DO RITUAL
Mbandu Luvumbo Nsingui
Karyne Dias Coutinho
Capítulo 2.
BIMPHADI:
os ritos de passagem como suporte para a criação cênica
Nelson Sampaio Máquina
Capítulo 3.
ENCONTRO COM O MUNTU:
o corpo que dança, vocaliza, performa, grafa, escreve
Raqueli Biscayno Viecili
Manuel Francisco João da Costa
Capítulo 4.
HERDANÇAS, CORPOREIDADE MATERNA E ZAMBÊS: confluências acadêmicas e ancestrais
Teodora de Araújo Alves
Paulino Tchiloia B. Lunono
Alexandre Araújo de Oliveira
CONFLUÊNCIAS AFRODIASPÓRICAS:
ENFRENTAMENTOS BRASILEIROS
Capítulo 5.
A ÁFRICA QUE HABITA EM NÓS: a ginga do enfrentamento ao racismo e os processos de criação de africanidades brasileiras
Renata Kabilaewatala
Capítulo 6.
SIATÁ DUDU – O TEATRO NEGRO BRASILEIRO E O CANDOMBLÉ: algumas considerações históricas
Onisajé
Capítulo 7.
SOBRE A INSISTÊNCIA DOS URUBUS E O PODER DA VIDA: perspectivas antigenocidas nas Artes da Cena
Victor Hugo Neves de Oliveira
Capítulo 8.
NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA VELA, TINHA UMA VELA NO MEIO DO CAMINHO: confluências de terreiro nos processos criativos de uma cena PRETA
Agrinez Melo
Capítulo 9.
POÉTICAS E MEMÓRIAS DANÇADAS NO AQUI E NO AGORA
Sebastião de Sales Silva
CIRANDAR: CORPO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES DA CENA
Capítulo 10.
TAMBOR DE CRIOULA: historicidade e possíveis incursões na escola
Cleuma Alexsandra Sousa Morais
Larissa Kelly de Oliveira Marques
Capítulo 11.
SAMBORÊ: uma abordagem metodológica flexível, malandra e transgressora
Raqueli Biscayno Viecili
Prof. Dr. Marcílio de Souza Vieira
Capítulo 12.
IMPRESSÕES E EXPRESSÕES DA ANCESTRALIDADE DA ALEGRIA COMO MOTOR DE CRIAÇÃO NA COMPOSIÇÃO EM DANÇA
Katia Agg
Capítulo 13.
DANÇAR O CANTO, CANTAR A DANÇA, BATUCAR O CONHECIMENTO: celebrando a dança para uma cabeça bem-feita
Marcilio de Souza Vieira
Capítulo 14.
PERSONAS E BONECAS INFLÁVEIS:
um relato
Naira Ciotti
Seminário Saberes da África
Grupo de Pesquisa Cirandar
Novembro de 2024.
Capítulo 15.
ARTE PELOS SENTIDOS: criação Improcesso de residência artística perfumada
Patrícia Leal
SOBRE OS AUTORES