Conversando Sobre a Prova Brasil

Conversando Sobre a Prova Brasil

No dia a dia das Escolas de Zona Rural

ISBN: 9788546219285 AUTOR: Gilmara Rita Oliveira Castro

Em “Conversando sobre a Prova Brasil: no dia a dia das escolas de zona rural” discute-se os muitos desafi¬os e problemas que temos a enfrentar no dia a dia das escolas. Entre eles, a avaliação do rendimento escolar. Neste sentido, a Prova Brasil é uma ...

R$ 32,90 R$ 29,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Em “Conversando sobre a Prova Brasil: no dia a dia das escolas de zona rural” discute-se os muitos desafi¬os e problemas que temos a enfrentar no dia a dia das escolas. Entre eles, a avaliação do rendimento escolar. Neste sentido, a Prova Brasil é uma importante ferramenta, cujos resultados integram a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A análise deste livro busca compreender como essa ferramenta, pode medir e quanti-ficar a aprendizagem na educação brasileira, assim como são percebidas as avaliações em larga escala dentro desse imenso país que é o Brasil.


Número de Páginas

80


Formato

14x21




APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

II. ESTUDO DO TEMA

1. Conhecendo o Ideb como avaliação em larga escala

2. A Prova Brasil

3. Educação do campo no Brasil e no Rio Grande do Sul

4. Ampliando o conhecimento sobre as temáticas – o que encontrei?

III. CAMINHOS PERCORRIDOS

1. Meu chão: o município de Viamão

2. Procedimentos metodológicos

2.1 Primeiro momento: trabalho de campo para o conhecimento e seleção das escolas

2.2 Segundo momento: elaboração dos questionários

2.3 Terceiro momento: trabalho de campo para a aplicação dos questionários

2.4 Diários da pesquisadora: registro da observação e reflexão durante a aplicação dos questionários na Escola Girassol

2.5 Diários da pesquisadora: registro da observação e reflexão durante a aplicação dos questionários na Escola Hortênsia

3. Questões éticas

IV. CONVERSANDO SOBRE A PROVA BRASIL

1. O que diz cada um dos segmentos da comunidade escolar sobre a Prova Brasil

2. Convergências e divergências entre o que dizem os segmentos da comunidade escolar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS