Clio e Outras Tramas: Ensaios de Literatura e História

Clio e Outras Tramas: Ensaios de Literatura e História

ISBN: 9788546201891 AUTOR: Ricardo André Ferreira Martins

A obra Clio e outras tramas: ensaios de literatura e história é uma obra coletiva organizada por Ricardo André Ferreira Martins onde os autores realizaram um percurso multidisciplinar na abordagem das intersecções, impasses e fundamentos teóricos das r...

R$ 39,90 R$ 29,92
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A obra Clio e outras tramas: ensaios de literatura e história é uma obra coletiva organizada por Ricardo André Ferreira Martins onde os autores realizaram um percurso multidisciplinar na abordagem das intersecções, impasses e fundamentos teóricos das relações entre literatura e história. . Historiadores sempre perceberam na literatura a possibilidade de recriação e refiguração do tempo histórico que a narrativa historiográfica não dá conta, como escritores sempre perceberam no documental e no histórico um farto ou talvez inesgotável manancial de recursos para a arte literária. Desse modo, não é difícil imaginar os dois domínios, irmanados pela matéria-prima da narrativa, estarão sempre em diálogo e contato. É o que esta coletânea de capítulos tenta demonstrar.


Número de Páginas

244


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

História


Capítulo 1: Representações da oralidade em Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane; Capítulo 2: A linguagem estética (teatral – corporal e dramatúrgica) e ensino de história: um jogo possível; Capítulo 3: Memórias (quase) póstumas do Conselheiro Machado; Capítulo 4: Ruptura e tradição: leituras sobre o modernismo brasileiro; Capítulo 5: O teatro burguês de Lessing e a figura da mulher como resistência ao Absolutismo; Capítulo 6: A Inter-relação Entre o Ficcional e o Historiográfico em Panamérica; Capítulo 7: Clio e outras tramas: a nova história cultural e a literatura comparada; Capítulo 8: Narrativa e memória: uma análise a partir da obra história, verdade e ética; Capítulo 9: Breves considerações sobre a formação da literatura brasileira e o estabelecimento de seu cânone nacion.