Ciências da Natureza e Formação de Professores

Ciências da Natureza e Formação de Professores

Entre Desafios e Perspectivas Apresentados no CECIFOP 2017

AUTOR: Wender Faleiro Da Silva

Este livro é fruto da seleção de trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores – CECIFOP 2017, realizado em maio na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

Visa contribuir para as discussões, o...

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Sinopse

Este livro é fruto da seleção de trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores – CECIFOP 2017, realizado em maio na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

Visa contribuir para as discussões, o desenvolvimento, o aprimoramento e o avanço da educação, na melhoria das práticas multi, inter e transdisciplinares dos processos de ensino e da aprendizagem do ensino de Ciências Naturais. Tem por objetivos promover a divulgação dos avanços tecnológicos, didáticos e metodológicos do ensino das Ciências da Natureza, no intuito de ampliar a práxis interdisciplinar, além de favorecer a interação entre os pesquisadores e professores de todos os níveis educativos das áreas do ensino de Ciências, Física, Química, Biologia, Geociências, Meio Ambiente, Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da comunidade de educadores em Ciências. 







Capítulo 1: A metacognição e o ensino de ciências: um breve panorama.
Capítulo 2: Escola e religião na docilização dos corpos: um emaranhado entre culpa e salvação que prevalece e influencia a educação, saúde e sexualidade.
Capítulo 3: Influencias dos saberes docentes na efetivação do ensino de ciências da natureza no contexto da educação integral.
Capítulo 4: Centros de interesse nas aulas de física do ensino superior.
Capítulo 5: Importância de trabalhar práticas de ensino na formação inicial docente.
Capítulo 6: Formação de professores de ciências da natureza sob a perspectiva da teoria da atividade.
Capítulo 7: Ensino de ecologia e pensamento sistêmico para a criação de um novo humanismo; Capítulo 8: A educação ambiental com jovens em alta exposição a agrotóxicos: uma proposta desenvolvida em uma escola rural de Goiás.
Capítulo 9: As contribuições do monitoramento de vetores por meio da educação e da vigilância em saúde em microterritórios na formação docente: possibilidades e desafios; Capítulo 10: Higiene ambiental: dos diálogos de educação ambiental a qualidade de vida.
Capítulo 11: A formação dos futuros professores influencia na compreensão do processo avaliativo em química?
Capítulo 12: Robótica educacional: um cenário investigativo com matemática.
Capítulo 13: Currículo de ciências e educação do campo: desafios nas praticas docentes.
Capítulo 14: Uma analise das categorias de contextualização no ensino de ciências.
Capítulo 15: Alfabetização cientifica e movimento