Este livro revela a Educação Integral e a ciência como ferramentas para formar sujeitos críticos e transformadores, num forte compromisso ético com a vida e o planeta, inspirado nas provocações de Ailton Krenak para adiar o “fim do mundo”, nos acendend...
Sinopse
Este livro revela a Educação Integral e a ciência como ferramentas para formar sujeitos críticos e transformadores, num forte compromisso ético com a vida e o planeta, inspirado nas provocações de Ailton Krenak para adiar o “fim do mundo”, nos acendendo uma luz em tempos de crise.
Número de Páginas
176
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2026
Área
Sustentabilidade
OS CONCEITOS E SUAS INTERFACES
CAPÍTULO 1. EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Fernanda dos Santos Paulo
Thiago Dutra de Camargo
CAPÍTULO 2. EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRÁTICA: A ESCOLA COMO OFICINA ARTESANAL
Elsio José Corá
Gilberto Oliari
CAPÍTULO 3. SUL GLOBAL EM PERSPECTIVA: CONSTRUINDO PONTES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DECOLONIAL, E SAÚDE PLANETÁRIA
Edna Alves Pereira da Silva
Gisseila Andrea Ferreira Garcia
CAPÍTULO 4. RECONFIGURANDO A AUTORIDADE COMO AUTORIA: PRÁTICAS DOCENTES TRANSFORMADORAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Karen Gomes
Mateus Bido
CAPÍTULO 5. A EDUCAÇÃO NO NOVO REGIME CLIMÁTICO: TRANSFORMAR O MUNDO MUDADO
Rachel Trajber
SEÇÃO 2
AS EXPERIÊNCIAS E SUAS CONEXÕES
CAPÍTULO 6. EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SEUS ENTRELAÇAMENTOS NAS VELAS DO VELHO CHICO
Marcos Ribeiro
Carlos Araújo
Lindsai Amaral
Ronieri Fenner
CAPÍTULO 7. REDE DE CLUBES PARANÁ FAZ CIÊNCIA: UMA INICIATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL
Giselle Christina Corrêa
Mariana A. Bologna S. Andrade
Rodrigo Arantes Reis
CAPÍTULO 8. O CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE
Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira
Cibele Maria Lima Rodrigues
Rachel Costa de Azevedo Mello
CAPÍTULO 9. PROCESSO AVALIATIVO: A “COLA” PERCEBIDA COMO APRENDIZAGEM GRUPAL (AG)
José dos Reis Bandeira Filho
Maria Ataide Malcher
CAPÍTULO 10. WEBGIS DE DESASTRES CLIMÁTICOS: MAPEAMENTO COLABORATIVO EM ESCOLAS E COMUNIDADES
Eduarda Nazario
Elaiz Aparecida Mensch Buffon
SOBRE OS AUTORES