Ciência e Educação Integral Para Cuidar Da Vida e Do Planeta

Ciência e Educação Integral Para Cuidar Da Vida e Do Planeta

Reflexões e Possibilidades

ISBN: 9788546230877 AUTOR: Elsio José Corá

Este livro revela a Educação Integral e a ciência como ferramentas para formar sujeitos críticos e transformadores, num forte compromisso ético com a vida e o planeta, inspirado nas provocações de Ailton Krenak para adiar o “fim do mundo”, nos acendend...

Mais Informações

Sinopse

Este livro revela a Educação Integral e a ciência como ferramentas para formar sujeitos críticos e transformadores, num forte compromisso ético com a vida e o planeta, inspirado nas provocações de Ailton Krenak para adiar o “fim do mundo”, nos acendendo uma luz em tempos de crise.



Número de Páginas

176


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2026


Área

Sustentabilidade


SEÇÃO 1

OS CONCEITOS E SUAS INTERFACES

CAPÍTULO 1. EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

Fernanda dos Santos Paulo

Thiago Dutra de Camargo

CAPÍTULO 2. EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRÁTICA: A ESCOLA COMO OFICINA ARTESANAL

Elsio José Corá

Gilberto Oliari

CAPÍTULO 3. SUL GLOBAL EM PERSPECTIVA: CONSTRUINDO PONTES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DECOLONIAL, E SAÚDE PLANETÁRIA

Edna Alves Pereira da Silva

Gisseila Andrea Ferreira Garcia

CAPÍTULO 4. RECONFIGURANDO A AUTORIDADE COMO AUTORIA: PRÁTICAS DOCENTES TRANSFORMADORAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Karen Gomes

Mateus Bido

CAPÍTULO 5. A EDUCAÇÃO NO NOVO REGIME CLIMÁTICO: TRANSFORMAR O MUNDO MUDADO

Rachel Trajber

SEÇÃO 2

AS EXPERIÊNCIAS E SUAS CONEXÕES

CAPÍTULO 6. EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SEUS ENTRELAÇAMENTOS NAS VELAS DO VELHO CHICO

Marcos Ribeiro

Carlos Araújo

Lindsai Amaral

Ronieri Fenner

CAPÍTULO 7. REDE DE CLUBES PARANÁ FAZ CIÊNCIA: UMA INICIATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Giselle Christina Corrêa

Mariana A. Bologna S. Andrade

Rodrigo Arantes Reis

CAPÍTULO 8. O CURRÍCULO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira

Cibele Maria Lima Rodrigues

Rachel Costa de Azevedo Mello

CAPÍTULO 9. PROCESSO AVALIATIVO: A “COLA” PERCEBIDA COMO APRENDIZAGEM GRUPAL (AG)

José dos Reis Bandeira Filho

Maria Ataide Malcher

CAPÍTULO 10. WEBGIS DE DESASTRES CLIMÁTICOS: MAPEAMENTO COLABORATIVO EM ESCOLAS E COMUNIDADES

Eduarda Nazario

Elaiz Aparecida Mensch Buffon

SOBRE OS AUTORES