Breve histórico do pensamento geográfico brasileiro nos séculos XIX e XX

Breve histórico do pensamento geográfico brasileiro nos séculos XIX e XX

ISBN: 9788563381811 AUTOR: Rui Ribeiro De Campos

Este livro é um manual essencial sobre o pensamento geográfico brasileiro dos séc. XIX e XX. Supre uma lacuna nos estudos sobre a geografia brasileira, fazendo um apanhado das formulações geográficas desde o período Colonial até o final do século XX, a...

R$ 89,90 R$ 80,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro é um manual essencial sobre o pensamento geográfico brasileiro dos séc. XIX e XX. Supre uma lacuna nos estudos sobre a geografia brasileira, fazendo um apanhado das formulações geográficas desde o período Colonial até o final do século XX, analisando o papel e a importância de diversos autores como Josué de Castro, Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Saber e Milton Santos, contextualizando-os ideológica e historicamente. É um livro atemporal, de grande importância para pesquisadores, professes e alunos das áreas de Geografia e História.


Número de Páginas

612


Formato

17x24cm


Ano de Publicação

2011


Área

Geografia


Do espaço tupi ao fim do período colonial, O Brasil e a geografia no período imperial, A geografia do período republicano (de 1889 a 1964), A fome na geografia brasileira: Josué De Castro, A geografia de Aroldo de Azevedo, O golpe nas ciências humanas: 1964 e estudos sociais, A nova (?) geografia: modelos e sistemas, sem rupturas epistemológicas, As geografias humanistas , A geografia crítica brasileira: tentativas de mudanças radicais.