Borges e a Filosofia

home / Borges e a Filosofia

10%
Borges e a Filosofia
9788546212361
Gustavo Palma de Oliveira

A vida contemporânea é carregada de solidão, competitividade, desesperança e de incomunicabilidade. Por trás dessas angústias, podemos vislumbrar uma visão de mundo excessivamente focada no indivíduo, dominante na mentalidade ocidental desde pelo menos...

Mais informações

R$ 39,90

R$ 35,91

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    A vida contemporânea é carregada de solidão, competitividade, desesperança e de incomunicabilidade. Por trás dessas angústias, podemos vislumbrar uma visão de mundo excessivamente focada no indivíduo, dominante na mentalidade ocidental desde pelo menos a segunda metade do século XX. Há quem veja na filosofia de Leibniz, baseada no conceito de mônada, o paradigma filosofia do individualismo. O presente trabalho procura mostrar que o escritor argentino Jorge Luis Borges dedicou-se a denunciar os paradoxos embutidos na perspectiva monadológica e suas implicações existenciais. Borges, mesmo não citando diretamente Leibniz ou seus sucessores, parece nos alertar, em suas ficções, que, malgrado todos os esforços da filosofia monadológica em resguardar a liberdade humana diante de uma cosmologia matemática perfeita e infinita, e não obstante a armação da independência individual da mônada, a condição humana que decorre dessa ordem é humilhante e nulificadora para o homem. Para a nossa época, em que a propalada liberdade individual é desmentida por uma ordem global governada por automatismos financeiros, Borges pode soar profético e inspirador.

    Sumário:

    1. Borges é um filósofo?; 2. As raízes filosóficas do pensamento de Borges em sua obra ensaística; 3. Leibniz na obra ficcional de Borges.

    Numero de paginas:

    188

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2018

    Área:

    Filosofia