Este livro explora e investiga, através da perspectiva docente, o potencial educacional e a relevância das bibliotecas nas escolas, buscando seu protagonismo, e aprofunda como elas são percebidas em meio a discussões políticas, acadêmicas, históricas e...
Sinopse
Este livro explora e investiga, através da perspectiva docente, o potencial educacional e a relevância das bibliotecas nas escolas, buscando seu protagonismo, e aprofunda como elas são percebidas em meio a discussões políticas, acadêmicas, históricas e sociais relevantes.
Número de Páginas
96
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Ciências Sociais
Prefácio
Capítulo 1.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À LEITURA NO BRASIL E EM RONDÔNIA: PROPOSTAS E INCERTEZAS
Políticas públicas de incentivo à leitura no Brasil
Iniciativas de incentivo à leitura no âmbito estadual
Referências
Capítulo 2.
PESQUISA-AÇÃO PARA INVESTIGAÇÕES EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: POSSÍVEIS ABORDAGENS
Biblioteca escolar como objeto da pesquisa-ação
Referências
Capítulo 3.
PESQUISAS ACERCA DAS BIBLIOTECAS MULTINÍVEL: ESTADO DO CONHECIMENTO NO BRASIL
Epítome e análise de produções acadêmicas das bibliotecas dos IFs
Referências
Capítulo 4.
ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE LEITURA: ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL VIVEIRO DAS LETRAS EM PORTO VELHO-RO
A Biblioteca Pública Municipal Viveiro das Letras
Acessibilidade em espaços públicos: a norma NBR 9.050/2020
Análise de atualizações construtivas realizadas
Análise de acessibilidade e recomendações de desenvolvimento
Desníveis em acessos
Dimensões de aberturas de acesso e corredores
Rampa de acesso ao palco do auditório
Atendimento acessível
Referências
Palavras finais
Sobre os autores