Batalha Fraterna

Batalha Fraterna

D. Frei Bartolomeu dos Mártires e a Defesa da Autoridade Episcopal na Reforma Católica (1559-1582)

ISBN: 9788546211043 AUTOR: Juliana Torres Rodrigues Pereira

Batalha fraterna tem como objetivo analisar o projeto de Reforma da Igreja idealizado por um episcopado combativo que, fortalecido pelas discussões do Concílio de Trento, procurou reforçar seu poder num momento marcado pelo desequilíbrio e pelas tensõe...

R$ 69,90 R$ 62,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Batalha fraterna tem como objetivo analisar o projeto de Reforma da Igreja idealizado por um episcopado combativo que, fortalecido pelas discussões do Concílio de Trento, procurou reforçar seu poder num momento marcado pelo desequilíbrio e pelas tensões entre as diversas instituições que vigiavam sobre as práticas religiosas. A partir da figura do célebre Arcebispo de Braga D. Frei Bartolomeu dos Mártires e seus conflitos com as autoridades que poderiam interferir em sua jurisdição, este estudo examina uma faceta distinta da Contrarreforma, uma proposta que destacava o episcopado como protagonista e caracterizava-se pela clemência no modo de lidar com delitos religiosos.


Número de Páginas

488


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

História


Capítulo 1: Formação e magistério: do claustro à mitra de Braga; Capítulo 2: Os primeiros escritos teológicos: os comentáriosà Suma Teológica de São Tomás de Aquino; Capítulo 3: A batalha pelo pastorado; Capítulo 4: Batalhas contra o Santo Ofício; Capítulo 5: Memória e santificação; Capítulo 6: Capitulares heréticos: o cabido da sé,o Santo Ofício e a aplicação da reforma tridentina; Capítulo 7: O múnus episcopal:o ensino da doutrina e a emenda dos erros; Capítulo 8: Visitas pastorais e Inquisição:a correção dos delitos contra a fé; Capítulo 9: Relações de poder.