Autismo e deficiência intelectual

Autismo e deficiência intelectual

Linguagem, psicologia e educação

ISBN: 9788546226894 AUTOR: Eliamar Godoi

Este livro compila pesquisas e experiências no âmbito da Educação Especial de alunos com TEA e DI, visando capacitar docentes perante os desafios da sala de aula e fornecer metodologias e estratégias pedagógicas para que se promova, cada vez mais, uma ...

Mais Informações

Sinopse

Este livro compila pesquisas e experiências no âmbito da Educação Especial de alunos com TEA e DI, visando capacitar docentes perante os desafios da sala de aula e fornecer metodologias e estratégias pedagógicas para que se promova, cada vez mais, uma educação verdadeiramente inclusiva.



Número de Páginas

332


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


APRESENTAÇÃO

INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

CAPÍTULO 1

ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): COMPREENDER PARA INCLUIR

CAPÍTULO 2

BREVE HISTÓRICO DO AUTISMO: DOS RELATOS PRÉ-CIENTÍFICOS AOS MANUAIS ESTATÍSTICOS DE TRANSTORNOS MENTAIS

CAPÍTULO 3

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO

CAPÍTULO 4

A INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO BRASIL

CAPÍTULO 5

AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

CAPÍTULO 6

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TEACCH COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA PARA AUTISTAS NO ENSINO REGULAR

CAPÍTULO 7

ATIVIDADES FÍSICAS, AFETIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): VISÃO DOS PAIS

CAPÍTULO 8

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CAPÍTULO 9

INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA SALA REGULAR: O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NESSE PROCESSO

PRÁTICAS INCLUSIVAS

CAPÍTULO 10

MICHELZINHO: JOGO SÉRIO PARA ENSINO DE HABILIDADES EMOCIONAIS EM PESSOAS COM TEA E/OU DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CAPÍTULO 11

RELATO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL OFERECIDO AOS ESTUDANTES COM TEA DO CEPD ARMANDO VIDIGAL

CAPÍTULO 12

O ENSINO DE LEITURA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS

CAPÍTULO 13

ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): AFETIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO

CAPÍTULO 14

A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM

CAPÍTULO 15

O PLANEJAMENTO CURRICULAR INDIVIDUALIZADO (PCI) COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO DE AUTISTAS NA UNIVERSIDADE

CAPÍTULO 16

O ATENDIMENTO DE ESTUDANTE COM AUTISMO NA SALA DE RECURSOS: EXPERIÊNCIA DOCENTE

CAPÍTULO 17

AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL – UM ESTUDO DE CASO

CAPÍTULO 18

AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PESQUISAS EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO X PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

CAPÍTULO 19

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO 1 PARA ESTUDANTE COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CAPÍTULO 20

CONSTRUÇÃO DO FANZINE “MINHA HISTÓRIA”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CAPÍTULO 21

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

CAPÍTULO 22

O LAPBOOK COMO METODOLOGIA ATIVA INCLUSIVA DE ESTUDANTE TEA NO ENSINO REGULAR

ÍNDICE REMISSIVO


Relacionados

Inclusão escolar

Inclusão escolar

R$ 44,90
Comprar
Autismo e Inclusão

Autismo e Inclusão

R$ 52,20
Comprar
Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão

Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão

R$ 41,90
Comprar