Este livro compila pesquisas e experiências no âmbito da Educação Especial de alunos com TEA e DI, visando capacitar docentes perante os desafios da sala de aula e fornecer metodologias e estratégias pedagógicas para que se promova, cada vez mais, uma ...
Sinopse
Este livro compila pesquisas e experiências no âmbito da Educação Especial de alunos com TEA e DI, visando capacitar docentes perante os desafios da sala de aula e fornecer metodologias e estratégias pedagógicas para que se promova, cada vez mais, uma educação verdadeiramente inclusiva.
Número de Páginas
332
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
INCLUSÃO, MEDIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO
CAPÍTULO 1
ENSINO PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): COMPREENDER PARA INCLUIR
CAPÍTULO 2
BREVE HISTÓRICO DO AUTISMO: DOS RELATOS PRÉ-CIENTÍFICOS AOS MANUAIS ESTATÍSTICOS DE TRANSTORNOS MENTAIS
CAPÍTULO 3
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO: ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO
CAPÍTULO 4
A INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO BRASIL
CAPÍTULO 5
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM
CAPÍTULO 6
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA TEACCH COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA PARA AUTISTAS NO ENSINO REGULAR
CAPÍTULO 7
ATIVIDADES FÍSICAS, AFETIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): VISÃO DOS PAIS
CAPÍTULO 8
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CAPÍTULO 9
INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA SALA REGULAR: O PAPEL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NESSE PROCESSO
PRÁTICAS INCLUSIVAS
CAPÍTULO 10
MICHELZINHO: JOGO SÉRIO PARA ENSINO DE HABILIDADES EMOCIONAIS EM PESSOAS COM TEA E/OU DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CAPÍTULO 11
RELATO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL OFERECIDO AOS ESTUDANTES COM TEA DO CEPD ARMANDO VIDIGAL
CAPÍTULO 12
O ENSINO DE LEITURA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS
CAPÍTULO 13
ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): AFETIVIDADE E SOCIALIZAÇÃO
CAPÍTULO 14
A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM
CAPÍTULO 15
O PLANEJAMENTO CURRICULAR INDIVIDUALIZADO (PCI) COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO DE AUTISTAS NA UNIVERSIDADE
CAPÍTULO 16
O ATENDIMENTO DE ESTUDANTE COM AUTISMO NA SALA DE RECURSOS: EXPERIÊNCIA DOCENTE
CAPÍTULO 17
AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL – UM ESTUDO DE CASO
CAPÍTULO 18
AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PESQUISAS EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO X PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
CAPÍTULO 19
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO 1 PARA ESTUDANTE COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CAPÍTULO 20
CONSTRUÇÃO DO FANZINE “MINHA HISTÓRIA”: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CAPÍTULO 21
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
CAPÍTULO 22
O LAPBOOK COMO METODOLOGIA ATIVA INCLUSIVA DE ESTUDANTE TEA NO ENSINO REGULAR
ÍNDICE REMISSIVO