Atores Partidários e Entrada Estratégica em Competição Eleitoral de Múltiplas Arenas

Atores Partidários e Entrada Estratégica em Competição Eleitoral de Múltiplas Arenas

A Experiência Brasileira

ISBN: 9788581487809 AUTOR: Valter Rodrigues Carvalho

A eleição presidencial no Brasil constitui um forte incentivo à coordenação estratégica dos partidos no âmbito das disputas majoritárias estaduais. A disputa encetada na arena presidencial integra um jogo mais amplo de negociações em um mercado naciona...

R$ 42,90 R$ 38,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A eleição presidencial no Brasil constitui um forte incentivo à coordenação estratégica dos partidos no âmbito das disputas majoritárias estaduais. A disputa encetada na arena presidencial integra um jogo mais amplo de negociações em um mercado nacional_x000D_ de entrada em que se coloca em marcha uma estrutura de incentivos à coordenação eleitoral. No entanto, a exigência legal de incluir a arena presidencial nos cálculos de entrada nas eleições estaduais_x000D_ eleva os custos de coordenação a ponto de gerar uma retirada dos partidos do pleito nacional. Ou seja, subordinar por meio de lei as decisões de entrada dos partidos nas arenas regionais a disputa presidencial signica assumir que todos os partidos são motivados por uma racionalidade global, o que é absolutamente enganoso..


Número de Páginas

188


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2014


Área

Ciências Sociais


Modelo de coordenação eleitoral: eleição presidencial e entrada estratégica em competição eleitoral de multiplas arenas; Entrada estratégica dos partidos políticos nas eleições majoritárias estaduais sob a regra da verticalização; Entrada estratégica dos Partidos políticos e grau de Competitividade das eleições_x000D_ Majoritárias estaduais sob a regra da verticalização; Entrada estratégica dos partidos políticos e padrão de articulação do voto nas eleições majoritárias estaduais sob a regra da verticalização.