As Relações Diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1938)

As Relações Diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1938)

O Brasil de Getúlio Vargas Visto pelo Uruguai de Gabriel Terra

ISBN: 9788546210350 AUTOR: Rafael Nascimento Gomes

Neste livro, o leitor encontrará uma síntese histórica da política do Brasil em relação ao Rio da Prata, com destaque para o Uruguai, bem como análise da historiografi¬a sobre as relações entre os dois países. A análise da interpretaçãoda diplomacia ur...

R$ 45,90 R$ 41,31
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Neste livro, o leitor encontrará uma síntese histórica da política do Brasil em relação ao Rio da Prata, com destaque para o Uruguai, bem como análise da historiografi¬a sobre as relações entre os dois países. A análise da interpretaçãoda diplomacia uruguaia do Governo de Getúlio Vargas, bem como dos seus objetivos e expectativas nas relações com o Brasil, entre 1931 e 1938, é feita pari passu às suas conexões com os processos políticos internos uruguaio e brasileiro. Rafael Nascimento Gomes é bem-sucedido em demonstrar a “visão do outro” – da diplomacia uruguaia – em relação às políticas interna e externa brasileira. Ademais, ele contribui para o conhecimento delas por meio do aporte das análises diplomáticas uruguaias sobre a realidade política brasileira. Este livro demonstra não só a importância do Brasil para o Uruguai, mas também a importância deste para nós. Na década de 1930, convergiram para posições comuns no antiliberalíssimo e na vigência das ditaduras varguista e terrista; hoje, felizmente, convergimos no processo de integração e na defesa da democracia. Este livro é exitoso a analisar o início dessa trajetória, a qual demanda novos estudos históricos. (Francisco Doratioto - Universidade de Brasília)


Número de Páginas

236


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Ciências Sociais


Capítulo 1. Antecedentes das relações entre Brasil e Uruguai; Capítulo 2. O Brasil de Vargas visto pelo governo constitucional de Terra (1931-1933); Capítulo 3- O Brasil de Vargas visto pelo governo ditatorial de Terra (1933-1938).