As Experiências Sociais da Morte

As Experiências Sociais da Morte

Diálogos Interdisciplinas

ISBN: 9788546207299 AUTOR: Luciane Munhoz De Omena

Esta obra busca desafiar a abordagem da temática da morte a partir de estudos de caso e de discussões teóricas, que possibilitam ultrapassar o mal-estar em relação ao tema para reencontrá-lo como um objeto privilegiado, a partir do qual é possível comp...

R$ 44,90 R$ 11,22
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra busca desafiar a abordagem da temática da morte a partir de estudos de caso e de discussões teóricas, que possibilitam ultrapassar o mal-estar em relação ao tema para reencontrá-lo como um objeto privilegiado, a partir do qual é possível compreender nossa própria sociedade. A abordagem da morte em diferentes culturas, temporalidades e espacialidades ajuda a problematizar o objeto de estudo demonstrando sua variedade semântica e desafiando o leitor a reelaborar seus próprios conceitos (e temores) sobre o tema. Sabemos, pois, que a morte das pessoas nos recorda a finitude e a fragilidade do presente. Mas também pode constituir-se na celebração do devir humano, do viver a partir da ação que se inicia no instante que se passou e se projeta para o futuro. O presente, assim, carrega consigo seus mortos para se projetar, enquanto possibilidade, no mundo do que ainda não foi trazido à existência.


Número de Páginas

244


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Ciências Sociais


Parte 1: Morte e Memória nas Sociedades Mediterrânicas (Sécs. VIII a.C. – IV d.C.); Capítulo 1: No Limiar da Morte: Homero; Capítulo 2: O ridículo de um funeral: a simbologia da morte na sátira Apocolocyntosis de Sêneca; Capítulo 3: A representação da morte nas moedas de Constantino; Parte 2: Morte e Arqueologia sob o Viés Moderno e Contemporâneo; Capítulo 4: As experiências da morte no Rio de Janeiro colonial; Capítulo 5: A morte, o morrer e o papel social da arqueologia na sociedade contemporânea; Capítulo 6: Um olhar indagador sobre os cemitérios: as representações modernas da morte; Capítulo 7: In memoriam; Capítulo 8: Rituais funerários na região do pantanal de Cáceres, Mato Grosso, Brasil.