Artes da Cena

Artes da Cena

ISBN: 9788546210206 AUTOR: Narciso Telles (org.)

Artes da Cena: Estudos sobre Atuação e Encenação, organizado por Narciso Telles, certamente figuraria em nossas cabeceiras e bibliotecas como mais uma valiosa contribuição ao estudo das artes cênicas, dessas que reafirmam seu interesse e preocupação po...

R$ 44,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Artes da Cena: Estudos sobre Atuação e Encenação, organizado por Narciso Telles, certamente figuraria em nossas cabeceiras e bibliotecas como mais uma valiosa contribuição ao estudo das artes cênicas, dessas que reafirmam seu interesse e preocupação por refletir as rupturas e desequilíbrios pelos quais os grandes paradigmas dos modos de criação e relação das artes da cena encontram outros (e porque não, novos) questionamentos e desdobramentos para o campo de investigação em questão. Só aqui seu papel já estaria cumprido, entre e por sobre as páginas. No entanto, desde a seleção à organização dos textos que o compõe, nota-se um compromisso político e ético ao tornar de fato efi¬caz e urgente a voz do artista criador sobre seus processos, princípios e procedimentos de atuação e encenação frente às problemáticas da área – conceituais e técnicas – revistas na contemporaneidade. Além disso, preconiza a diversidade de olhares e linguagens, bem como seus lugares de análise e criação; dos que dizem às salas de ensaio aos que falam das mesas de estudo, encurtando essas possíveis distâncias, atentos e mobilizados por, enfim, falarem por si mesmos, considerando a potência desse exercício no encontro com outras áreas de conhecimento, no acordo ético e político que se dá ao refletirmos, principalmente, o que não sabemos sobre o que fazemos da cena em nosso tempo. (Rafael Lorran)


Número de Páginas

244


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Artes e Fotografia


1. Palhaço e transgressão na cena contemporânea; 2. Presentação-Representação, em um processo de investigação-criação e formação; 3. Palhaçaria hospitalar: jogo de técnicas e sensibilidades; 4. Processos Narrativos do Espetáculo ReAtalhos – Memórias daquilo que somos feitos: pedagogias do afeto; 5. O corpo cômico – um mergulho no ri[s]o do palhaço; 6. O performer enquanto insurgente da cena contemporânea: experiência performática de um corpo diferenciado; 7. Continuidade impulsiva/ descontinuidade expressiva: Reflexões sobre atuação; 8. Diálogos com tradições populares, corpo e negritude no processo de criação de Axé Nzinga; 9. A encenação como prática de liberdade: notas cartográficas de uma poética teatral gay; 10. George Tabori: experimentações beckettianas; 11. A demonstração técnica/demonstração de trabalho: narrativas da experiência; 12. Modalidades de Jogo em um Dispositivo Complexo: Ainda o Texto; 13. Uma problematização da Via Negativa como processo de aprendizagem do ator.
Afonso Medeiros
André Rodrigues
Carlos Araque Osório
Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum
Dickson Duarte Pires
Diocélio Barbosa
Felipe Henrique Monteiro Oliveira
Guilermo Cacace
Jonas Sales
Karenine de Oliveira Porpino
Kauan Amora Nunes
Mara Leal
Narciso Telles
Rejane Kasting Arruda
Tiago Fortes