Arte na Educação Básica

Arte na Educação Básica

Experiências, Processos, Práticas Contemporâneas

ISBN: 9788546214495 AUTOR: Daniel Santos Costa

Reunimos neste volume escritas sobre as experiências de arte-educadores partindo de seus cotidianos nas escolas. Elas apresentam reflexões que perpassam a dança, o teatro, as artes visuais e a música, a fim de fomentar provocações sobre suas práticas n...

R$ 126,90 R$ 114,21
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Reunimos neste volume escritas sobre as experiências de arte-educadores partindo de seus cotidianos nas escolas. Elas apresentam reflexões que perpassam a dança, o teatro, as artes visuais e a música, a fim de fomentar provocações sobre suas práticas num compartilhamento das possibilidades da arte na educação básica. Apresentamos uma diversidade de ações resistentes a precarização da arte na educação. Demarcamos um território evidenciando os agentes possíveis de transformação de realidades tendo as experiências como ponto imprescindível em consonância com os agentes que participam desse processo de ensino-criação.


Número de Páginas

436


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Formação de Professores


1. Caminhos para narrativas estéticas no ensino de artes visuais na escola entrecruzadas com narrativas de si; 2. Não era aque la coisa cafona: sobre experienciar a dança nos anos iniciais do ensino fundamenta; 3. Gincana literária: estratégia pedagógica em meios virtuais; 4. Oficinas pedagógicas: uma experiência com jogos teatrais no processo formativo docente; 5. Manicômio: um grupo de teatro em uma escola profissiona lizante; 6. A dança na escola básica: tateando um espaço sensível de experiência do /no corpo; 7. Prática para o estímulo à leitura: do texto literário à produção fílmica; 8. Músicas na educação básica: material didático elaborado a partir das manifestações culturais de Sergipe; 9. Anjos de açúcar “catando a poesia que entornas no chão” da escola: A poesia e a afetividade na prática pedagógica do teatro; 10. A experiência da Estética do Oprimido em escolas da baixada fluminense; 11. Empatia, cidadania e linguagem: relato de três poéticas teatrais na escola; 12. De abóbora faz melão, de melão faz melancia: projetos artísticos desenvolvidos nos programa de ensino por competências e educação inclusiva no Colégio Militar de Salvador; 13. O Brasil do sécu lo XIX: poemas e histórias dramatizadas sob a ótica dopsicodrama e da transdisciplinaridade; 14. Processo de criação: artístico, interativo e experimental no contexto escolar; 15. O jogo teatral e suas alianças: experiências no âmbito escolar para uma dramaturgia identitária e emancipatória; 16. O ensino de arte